Equipes da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semmam) e da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), estiveram no dia de ontem (11) na comunidade Mergulho, distrito Governador João Durval – Ipuaçu, em Feira de Santana para monitorar as mortes de saguis que estão acontecendo na região.
De acordo com o diretor do Departamento de Educação Ambiental, João Dias, nove saguis já foram encontrados mortos.
“Coletamos o material e enviamos para o Lacen, porém o material colhido não foi possível identificar o motivo da morte, porque os animais já estavam com estado de decomposição avançado. Voltamos no dia de ontem com a bióloga Cíntia e a enfermeira Francisca, ambas da secretaria de Saúde, e levamos também um material que foi entregue a um dos moradores, para que em caso de surgir novos saguis mortos, ele fazer a coleta da forma correta e nos comunicar”, informou.
Ainda de acordo com João Dias, além das mortes, existe uma preocupação pelo sumiço da espécie.
“A nossa preocupação neste momento, é porque já está ocorrendo estas mortes e o sumiço de vários saguis, porque existia uma grande população desta espécie, mas agora estamos vendo poucos. Além da questão dos saguis, ainda existe a questão dos mosquitos que podem causar febre amarela, até levamos um coletor ontem, mas por conta do horário só deu para coletar um único mosquito que ainda vai ser analisado. Vamos seguir monitorando para saber se vai ter novas mortes ou outro tipo de problema”, concluiu.
Foram entregues kits com luvas, caixa de isopor e sacos plásticos para coleta apropriada.
Leia também: Prefeitura em alerta para mortes de saguis no distrito de Ipuaçu
Com informações da produtora Maylla Nunes do Acorda Cidade
Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram