Feira Mais Verde

Secretária do Meio Ambiente destaca que ações sustentáveis serão realizadas durante todo o ano em Feira de Santana

Jaciara Moreira explicou que o Dia Mundial da Educação Ambiental, em janeiro, é apenas um convite para fazer ações nos outros 364 dias do ano.

Plantio de Árvores
Foto: Valto Novaes

O início de cada ano traz reflexões sobre os desafios relacionados à preservação da natureza e ao desenvolvimento sustentável, especialmente porque o mês de janeiro é responsável por sediar o Dia Mundial da Educação Ambiental.

Em entrevista ao Acorda Cidade, a secretária municipal de Meio Ambiente, Jaciara Moreira, que está no cargo há menos de um mês, explicou que a data é apenas um convite simbólico para uma atitude que deve ser cultivada nos outros 364 dias do ano.

Secretária municipal de Meio Ambiente - Jaciara Moreira
Jaciara Moreira | Foto: Paulo José/Acorda Cidade

“A educação é uma ferramenta importantíssima para promover a conscientização sobre o desenvolvimento sustentável. Teremos, durante todo o ano, ações que vão desde palestras e workshops a atividades ao ar livre. Vamos desenvolver materiais educativos, tudo em parceria com a Secretaria de Educação”, afirmou.

Projeto Feira Verde

Jaciara explicou que a pasta pretende lançar o projeto Feira Verde, que incluirá uma gama de ações voltadas para o incentivo à consciência sustentável e ao cuidado com os recursos naturais. O foco principal será a revitalização das lagoas em território feirense, uma promessa de campanha do então candidato, agora prefeito, José Ronaldo.

Lagoa do Brás, Distrito Ipuaçu
Lagoa do Brás, Distrito Ipuaçu | Foto: João Dias

“Esse tem sido o nosso olhar. Precisamos cuidar disso e ajudar o nosso município a entender a importância de preservar essas nascentes, lagoas e rios, porque isso será fundamental para nosso trabalho como educadores ambientais”, destacou a secretária.

Feira de Santana possui 25 lagoas na área urbana e 10 nos distritos. O Acorda Cidade preparou uma matéria detalhando a localização de cada uma delas. Ficou curioso? Clique aqui para conferir.

Burocracia ambiental

A Secretaria também é responsável pelo departamento de liberação de licenças ambientais, necessárias para a realização de empreendimentos e construções de forma legalizada. Ocupando o cargo há apenas quatro semanas, Jaciara revelou que já recebeu cerca de 147 pedidos de liberação.

“Nós temos uma missão nesses 90 dias. Graças a Deus já conseguimos categorizar todos esses processos. Claro que vamos precisar de uma força-tarefa. Já apresentamos ao prefeito as necessidades da secretaria. Nada melhor do que os pedidos chegarem aqui e as pessoas já saírem com suas respostas, seja deferida ou indeferida”, afirmou.

Conscientização coletiva

A secretária aproveitou a oportunidade para enviar um recado à sociedade feirense, peça fundamental, segundo ela, para o sucesso dos projetos que a pasta pretende realizar.

“A sociedade civil tem um papel importantíssimo no trabalho de conscientização em prol do meio ambiente, da preservação, do cuidado e de ações que vão refletir na construção de um futuro sustentável. Convidamos todos para que, juntos, possamos realizar ações que promovam a sustentabilidade e o cuidado com a nossa mãe natureza”, concluiu.

Leia também: Conheça 25 lagoas que fazem parte da área urbana de Feira de Santana e outras 10 nos distritos

Com informações do repórter Paulo José do Acorda Cidade

Reportagem escrita pelo estudante de jornalismo Jefferson Araújo sob supervisão do jornalista Gabriel Gonçalves

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos canais no WhatsApp e Youtube e grupo de Telegram.

Inscrever-se
Notificar de
0 Comentários
mais recentes
mais antigos Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários