Acorda Cidade
A Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Saúde, solicita a todos os moradores de Feira de Santana para procurar a Unidade Básica de Saúde ou de Saúde da Família de abrangência da sua residência para atualização ou registro cadastral até o dia 30 de abril. A medida segue determinação do Ministério da Saúde para garantir o atendimento de saúde ao munícipe.
Este é um dos novos critérios de financiamento do Ministério da Saúde, para assegurar o repasse de recursos federais ao município, garantindo acesso do usuário a vacinas, curativos, medicamentos, atendimentos e uso do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), Policlínicas e Unidades de Pronto Atendimento (UPA).
Para realizar o cadastro é necessário se dirigir a unidade de saúde de abrangência da sua residência, ou através do agente comunitário de saúde, portando RG ou certidão de nascimento; CPF ou cartão do SUS e comprovante de endereço atualizado em nome do usuário ou representante da família.
“O comprovante de residência não precisa ser exclusivamente da conta de água e energia, é possível apresentar a conta de telefone, carnê de loja e entre outros que comprovem o endereço, atualizado e em nome do usuário”, explica a chefa da Atenção Primária em Saúde, Valdenice Queiroz.
Ainda de acordo com ela, é possível também que um representante da residência realize o cadastro de demais moradores, sendo necessário apresentar os documentos exigidos de cada morador. Mutirões para cadastro da população já estão sendo realizados.
“Uma grande parte da população encontra-se sem cadastramento, fora do serviço de saúde, e as vezes o usuário não sabe que a unidade presta tais serviços por ser cliente da rede privada de saúde. É preciso que todos realizem o cadastro, mesmo tendo plano de saúde, e colabore para melhorar o SUS”, pontua Valdenice Queiroz.
Ministério da Saúde
A iniciativa faz parte do Programa “Previne Brasil” e traz uma nova proposta de financiamento de custeio da Atenção Primária à Saúde no âmbito do SUS.
Por meio desse Programa, consultas médicas e exames garantirão mais recursos federais aos municípios brasileiros.
As informações são da secretaria municipal de Comunicação