Feira de santana

Secretaria de Habitação vai acionar MP para apurar suposta fraude no Minha Casa

Sandro Ricardo enfatizou que a lista de contemplados é divulgada após uma análise e triagem dos perfis das pessoas inscritas, que devem estar de acordo com o perfil exigido pelo programa.

Andrea Trindade
 
O Secretário Municipal de Habitação, Sandro Ricardo, informou nesta terça-feira (12) que vai acionar o Ministério Público e a Polícia Federal para investigar a denúncia de fraude no programa habitacional Minha Casa, Minha Vida, em Feira de Santana.
 
A denúncia foi divulgada no jornal Folha do Estado, que usou uma câmera escondida para gravar uma negociação de imóveis, na qual um homem informava ser possível ter o nome incluído na lista de contemplados pelo programa.
 
Em entrevista ao Acorda Cidade, o secretário informou que não foi procurado pelo jornal e que ficou sabendo da fraude após a publicação. Ele ressaltou que será aberta uma sindicância para apurar se existe envolvimento de algum funcionário da secretaria no suposto esquema.
 
“Vamos tomar todas as providência cabíveis, de imediato estou criando uma comissão de sindicância, vou fazer uma solicitação ao Ministério Público Federal, para que ele apure o caso acionando a Polícia Federal e ouça o jornal e as pessoas citadas na denúncia para que elas indiquem nomes e relatem a prática, caso isso tenha acontecido”, disse.
 
O secretário disse ainda que, pelo que foi relatado na reportagem, trata-se de um caso de estelionato. “Pelo fato aludido me parece ser um caso de estelionato porque a pessoa, sob a promessa de conseguir um imóvel no Residencial Ecoparque, estaria solicitando um valor em dinheiro [R$ 3 mil] para que isso acontecesse. Ora, isso é impossível porque esse empreendimento já foi entregue e todas as famílias já assinaram contrato. Se existem unidades que ainda não foram ocupadas, nós já fizemos,inclusive, um levantamento e entregamos à Caixa”, explicou.
 
A denúncia relata que um homem identificado como Gel Chama aponta um funcionário da secretaria do sexo feminino e que durante conversas ele deixa a entender que o esquema não começou neste ano. Vale ressaltar que em nenhum momento Gel Chama tratou das supostas pessoas ligadas ao esquema como sendo algum membro do alto escalão da administração municipal ou da Caixa Econômica Federal.
 
Sandro Ricardo enfatizou que a lista de contemplados é divulgada após uma análise e triagem dos perfis das pessoas inscritas, que devem estar de acordo com o perfil exigido pelo programa.
 
"Fazemos uma checagem, somos muito cautelosos com isso e verificamos nome por nome", disse o secretário.  
 
Com informações do repórter Ed Santos do programa Acorda Cidade.
Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais recentes
mais antigos Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários