Gabriel Gonçalves
Depois de realizar um levantamento e descobrir as dificuldades dos 45 Conjuntos Habitacionais do Programa Minha Casa Minha Vida, a secretaria de Habitação do município de Feira de Santana (Sehab), vai lançar em breve, um projeto para atender as pessoas que moram nesses empreendimentos.
Em entrevista ao Acorda Cidade, a secretária Cíntia Machado, explicou que o projeto tem como objetivo, interagir da melhor maneira com os moradores destes residenciais e levantar as pendências que existem com a Caixa Econômica Federal.
Foto: Ney Silva/Acorda Cidade
"O projeto Habitação Vai ao Minha Casa Minha Vida foi um projeto criado aqui pela Sehab e atualmente aqui na cidade, temos 45 residenciais Minha Casa Minha Vida. Para que todos os moradores venham até aqui, existe um pouco de dificuldade, então estamos estabelecendo uma nova maneira para interagir com estas pessoas, queremos ouvir os conflitos e por isso estamos trabalhando, alinhando essas necessidades como troca de lâmpadas, limpeza dos residenciais e tudo que é relacionado à estas unidades para que possamos tentar fazer uma ponte. Somos um único governo, e dessa forma podemos entrar em contato com outros secretários, e que estes pedidos sejam alinhados e possam acontecer da melhor forma, para levar melhorias a estes residenciais", destacou.
Em 2020, a secretaria de Habitação identificou que existiam 700 imóveis vazios em todo o município e que fazem parte do Programa Minha Casa Minha Vida. De acordo com a secretária, muitas unidades nunca foram habitadas.
"No ano passado, realizamos um levantamento em todos esses residenciais e identificamos que 700 imóveis estavam vazios, abandonados, muitos que nunca foram habitados. Então estamos em conversa com a Caixa Econômica Federal, e em parceria, criamos esse novo projeto Habitação Vai ao Minha Casa Minha Vida, como forma de núcleo, de conciliação entre os moradores e o operador financeiro que é a própria Caixa. O banco vai disponibilizar um aplicativo para que os moradores possam ver como anda a sua vida financeira, porque durante esse período, as agências andam muito cheias em virtude do Auxílio Emergencial. Muitas pessoas querem até devolver a unidade, mas não conseguem ter esse atendimento com a Caixa e nós estamos aqui para fazer essa intermediação", explicou.
Cíntia Machado disse ao Acorda Cidade, que é preciso fazer uma série de atualização dos moradores que fazem parte do Programa Minha Casa Minha Vida, pois a última inscrição aconteceu no ano de 2012.
"Nossa ideia com este projeto, é também atualizar em nosso sistema, todos os dados dos moradores que fazem parte do Programa Minha Casa Minha Vida. A última inscrição foi em 2012 e já estamos em 2021, as pessoas já se mudaram, mudaram seus contatos telefônicos e esse contato com os moradores será através de um ônibus que ainda estamos tentando conseguir instalar os computadores para utilizar a internet. Estamos apenas no aguardo do retorno do governo municipal, quem irá nos ceder este ônibus e que possamos montar este projeto ainda neste mês", concluiu.
Com informações do repórter Ney Silva do Acorda Cidade