Com o período de estiagem, principalmente na zona rural de Feira de Santana, a Secretaria de Agricultura, Recursos Hídricos e Desenvolvimento Rural (Seagri) recebeu em média, 250 pedidos de abastecimento de água em diferentes localidades.
Para atender o pedido da população e minimizar os problemas da seca, o município contratou cerca de 8 carros-pipa. Em entrevista ao Acorda Cidade, o atual secretário da pasta, Alexandre Monteiro, destacou que a Operação Pipa contará com o apoio do Exército Brasileiro e ocorrerá em toda a zona rural.
“Nós praticamente triplicamos agora a quantidade de caminhões-pipa para atender a zona rural. Nós temos hoje uma demanda gigantesca por água e a prefeitura não poderia deixar de atender essas pessoas. Então, a partir do dia 4, nós estaremos mais 12 caminhões-pipa rodando, mais 3 caminhões do município, 15, e na próxima semana, graças à ajuda de todos os entes, no caso prefeitura e União, como também, agora nós teremos a participação do Exército Brasileiro na Operação Pipa”, destacou.
Para que a Operação Pipa ocorra com o apoio do Exército, são necessários alguns pré-requisitos. O secretário frisou ainda que os pontos determinados para o abastecimento de água serão feitos de acordo com as famílias cadastradas.
“O Exército tem algumas prerrogativas que têm que ser atendidas. Essas casas que eles atenderão, serão todas georreferenciadas, com número, as famílias devidamente cadastradas, não pode ter água encanada nos lugares onde eles vão fazer essa operação e também precisa ter a cisterna própria para o recebimento da água. Não pode botar água no chão. Eles têm alguns pré-requisitos para atender. Então, nós já separamos os pontos onde o Exército vai atender e eles devem nos procurar para iniciarmos juntos essa operação”.
Em Feira de Santana, somente no último mês, cerca de 980 carros-pipa foram enviados afim de beneficiar as famílias da zona rural. Segundo Alexandre Monteiro, o distrito de Jaguara é mais difícil de ser atendido. Por possuir a maior distância entre os distritos, o abastecimento de água no local, não é feita regularmente.
“A Secretaria de Agricultura do município de Feira de Santana, somente no mês de dezembro, colocou mais de 980 caminhões para atender a zona rural. É claro que a gente não conseguiu atender a todos, mas estamos trabalhando, e agora, com esse reforço dos caminhões pipa a gente pretende, vamos dizer assim, acabar com essa demanda reprimida e atender a todos. Jaguara é o distrito mais distante, onde tem os povoados mais distantes. Para que você tenha uma ideia, a Barra que é povoado e pertence a Jaguara, fica a mais de 80 quilômetros da sede. Nós temos mais de 70% do distrito que não tem rede encanada de água, não tem rede da embasa e isso é extremamente difícil para que a gente atenda a esse distrito regularmente”.
O secretário finalizou ainda garantindo que todos os pedidos de abastecimento serão atendidos com a aquisição dos novos caminhões.
“Eu acredito que esse mês a gente zere todos os pedidos de água solicitados aqui na secretaria. Serão 12 caminhões alugados, mais os três caminhões da prefeitura e mais o Exército na operação. A gente pretende atender 100% da demanda. Mesmo nesse período agora, depois do feriado do ano novo, nós tivemos mais de 80 pedidos de água”.
Para quem deseja solicitar o serviço de abastecimento de água, basta realizar o cadastramento através dos números (75) 99919-6153 (WhatsApp) ou (75) 3617-0731 (Fixo).
Com informações do repórter Paulo José do Acorda Cidade
Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram