O Secretário de Agricultura e Recurso Hídricos do Município de Feira de Santana, Pedro Américo, informou ao Acorda Cidade sobre as medidas que estão sendo tomadas para resolver a falta de água que a população rural está enfrentando.
“Nós da Secretaria da Agricultura tínhamos um planejamento de três carros que são carros próprios da Prefeitura Municipal. Esses carros estavam em um processo de abastecimento, e na semana passada dois carros desses quebraram e nós ficamos com um. E conseguimos recuperar um veículo e estamos com dois agora. Entretanto, a gente sempre teve um apoio de quatro carros-pipa do Exército. Já chegaram a ter em Feira de Santana, 10 carros desses, que eram de fato o nosso maior suporte na zona rural e este ano nós não tivemos esse apoio. Nós conversamos com o prefeito Colbert, tivemos uma discussão ampla nas últimas três semanas, mesmo no processo eleitoral, conturbado e confuso que nós tivemos. Tivemos uma conversa com a Embasa, inclusive para a Embasa assumir a área de abastecimento onde ela tem água encanada, pois onde existe água encanada, a responsabilidade de abastecimento com carro-pipa, caso falte água na casa das pessoas, é da Embasa e não da prefeitura municipal,” informou Pedro Américo.
Pedro Américo disse que a conversa com a Embasa foi proveitosa em relação a isso. E destacou que na próxima semana será realizado um credenciamento de carro-pipa para aumentar a quantidade desses carros e de abastecimento.
“No Decreto de Emergência, que o prefeito decretou semana passada, nós pegamos um modelo de credenciamento que o Exército utiliza e vamos fazer na próxima semana um credenciamento de carros-pipa para aumentarmos a quantidade desses carros para abastecer a população.”
Pedro disse ao Acorda Cidade que a prefeitura está fazendo o seu papel.
“Inclusive vamos pedir à Câmara para fazer a liberação desses carros-pipa, mas enquanto a gente tiver saldo a gente vai poder usar o do credenciamento. Outro ponto que é importante deixar claro para a população é que a gente tem meios de comunicação diretos com a secretaria. Você que é morador da zona rural não precisa de intermediários para solicitar o serviço da prefeitura. Você pode solicitar o serviço diretamente,” orientou.
Um número de WhatsApp foi estabelecido, na semana passada, para auxiliar os moradores que precisam realizar solicitações ou tirar dúvidas.
“O número do WhatsApp é o 75 99919-6153. Esse é um Whatsapp que fala diretamente com a secretaria. E à medida que as pessoas vão solicitando, nós pedimos inclusive que a pessoa mande a foto. Porque, às vezes tem gente que solicita e ainda tem meio tanque, aí a pessoa pede antecipadamente. E muitas vezes a gente deixa de abastecer alguém que não tem nada, para abastecer aquele que tem meio tanque.
O secretário abordou que a falta de informações precisas sobre localização pode gerar dificuldade para atender moradores.
“Uma dificuldade é a questão de achar as casas. Por exemplo, uma pessoa fala que está precisando de água em determinada localidade, mas não manda detalhes sobre o endereço. Então quando você manda tudo certinho, com o telefone da pessoa, ponto de referência, fica muito mais fácil para fazermos esse atendimento. Da semana passada para esta estamos utilizando este instrumento [WhatsApp] como uma forma mais rápida e direta e que qualquer pessoa da zona rural pode fazer o pedido. Nós vamos buscar atender da maneira mais rápida possível,” destacou.
O secretário Pedro Américo relatou que foi pedido também o apoio de duas secretarias que tinham o contrato de carro-pipa.
“Então, além do nosso carro pipa próprio da Seagri, a prefeitura autorizou as outras duas secretarias a cederem o carro-pipa para a gente acelerar. Porque sabemos que de fato, muita gente da zona rural tá precisando de água. Então nós temos essa força-tarefa que será reforçada com esse chamamento público na próxima semana“, concluiu.
Leia também:
Prefeitura de Feira de Santana decreta situação de emergência em áreas afetadas por estiagem
As informações são do repórter Paulo José do Acorda Cidade.
Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram