Os criadores de gado em Feira de Santana agora terão a oportunidade de melhorar a genética do seu rebanho através de inseminação artificial, graças a um Acordo de Cooperação Técnica firmado pela Secretaria Municipal de Agricultura. Em parceria com o “Programa Mais Pecuária Brasil”, da Confederação Nacional dos Agricultores Familiares e Empreendedores Familiares Rurais do Brasil (Conafer), o acordo permitirá que os produtores rurais da região possam inserir o melhoramento genético nas suas propriedades, o que impulsionará o desenvolvimento do setor pecuário do município.
O secretário de Agricultura, Pedro Américo, explica que por meio do “Mais Pecuária Brasil”, a melhoria genética será levada através da Inseminação Artificial em Tempo Fixo (IATF) no rebanho bovino e bubalino de pequenos produtores, com uma equipe própria para execução dos manejos reprodutivos.
“Nós manifestamos interesse em participar do Mais Pecuária Brasil, dada a relevância que a melhoria genética é de grande importância para que possamos ter rebanhos de qualidade em nosso município. Estaremos fazendo uma programação, acompanhando todo o processo de desenvolvimento, para que os produtores possam ter seus rebanhos melhorados, e com certeza, a inserção do programa aumentará a renda dos pecuaristas, as condições socioeconômicas e o valor da cadeia produtiva na região”, observa Pedro Américo.
O programa é gratuito para qualquer criador de gado que esteja com as documentações de sanidade animal em dia. “Serão beneficiados pequenos e médios produtores, e a tecnologia que garante a valorização da produção também será disponibilizada ao público”, explica.
Ele acrescenta ainda que o objetivo é gerar avanço no mercado agropecuarista e implementar novas políticas públicas na região, o que proporcionará crescimento socioeconômico para Feira de Santana.
Os produtores interessados em participar do programa podem entrar em contato através do WhatsApp (75)99919-6153, que é o contato oficial da Secretaria Municipal de Agricultura, e escrever “Mais Pecuária Brasil”. Técnicos entrarão em contato para orientar os produtores sobre o processo de inscrição e os tipos de raças que mais se adaptam à região.
As informações são da Secretaria Municipal de Comunicação
Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram