No coração de Feira de Santana, o Santuário Senhor dos Passos diariamente acolhe centenas de fiéis, que encontram na igreja um espaço para um profundo encontro com a misericórdia de Deus.
Com a chegada da Semana Santa, a Semana Maior, a expectativa é de que um número ainda maior de fiéis participe, com fé e devoção, da programação preparada para este tempo forte da Igreja.
Neste domingo, dia 13 de abril, a programação tem início com a Celebração de Ramos, recordando a entrada triunfal de Jesus em Jerusalém. É o início do itinerário da Paixão, Morte e Ressurreição. Logo cedo, às 7h, acontece a Benção Solene dos Ramos, na Capela Nossa Senhora da Piedade. De lá, os participantes seguem em procissão até a Igreja Senhor dos Passos. As missas acontecem às 8h30 e 19h.
A segunda-feira (14) é marcada pela Celebração Penitencial, às 19h. Na ocasião, os padres estarão disponíveis para proporcionar o atendimento às confissões, em preparação à Páscoa do Senhor.
Como tradição, a Via-Sacra Encenada acontece novamente este ano, com o protagonismo da juventude. Será no dia 15 de abril, às 19h30, na Praça da Kalilândia.
Um dos momentos mais fortes da Semana Maior, a Procissão do Encontro, na quarta-feira, conduz os cristãos a meditarem as Dores de Maria ao encontrar o seu Filho no caminho de Cruz ao Calvário. O percurso terá início às 19h, na Capela do Colégio Padre Ovídio.
Trazendo a imagem de Nossa Senhora das Dores, os cristãos caminham, entre cantos e orações, em direção à Igreja Senhor dos Passos, onde se concretiza o encontro simbólico com o Filho. De lá, também com a imagem do Senhor dos Passos, o percurso segue até a Catedral Metropolitana de Senhora Sant’Ana.
Na Quinta-Feira Santa, além da Missa dos Santos Óleos, às 8h30, na Catedral, os fiéis vivem a liturgia da Instituição da Eucaristia, do Sacerdócio e o Lava-Pés. A Missa da Ceia do Senhor acontece às 19h. Logo em seguida, uma multidão deve acompanhar a Procissão do Fogaréu, pelas principais ruas do centro da cidade. A saída será da Capela Nossa Senhora da Piedade.
Único dia no ano em que não são celebradas missas, a Sexta-Feira Santa é marcada pelo silêncio, pela oração e meditação da Paixão de Nosso Senhor Jesus Cristo. A celebração se dará às 17h, seguindo com a Procissão do Senhor Morto até a Catedral.
A Vigília Pascal, no Sábado Santo, permite aos católicos adentrarem na mística da Ressurreição – o Cristo que vence a morte para comunicar a vida plena. A Luz das nações, que brilha para os gentios. A programação tem início às 19h30.
Celebrando a Páscoa do Senhor, o domingo conta com a Santa Missa às 8h30, na Igreja Senhor dos Passos. As crianças terão participação especial neste dia, colaborando na Procissão do Ressuscitado, às 17h. Findando a liturgia pascal, a praça da Kalilândia receberá a Missa Solene, às 18h, encerrando com o Auto da Ressureição.
“Estamos chegando à Semana Maior, um forte tempo para nós católicos. O Santuário Senhor dos Passos te convida a viver intensamente cada momento da Semana Santa 2025. Não é apenas recordar o caminho de Jesus, mas fazer esse caminho com Ele: da cruz à ressurreição, do silêncio à esperança. Cada celebração é um convite ao encontro com o Amor que se doa por inteiro”, expressou o Pe. Júlio César Santa Bárbara, Pároco e Reitor do Santuário Senhor dos Passos.
Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos canal no WhatsApp e Youtube e grupo de Telegram