A 2ª edição da Caminhada do Amor, promovida pela Santa Casa de Misericórdia de Feira de Santana, foi lançada nesta sexta-feira (27) para incentivar a conscientização sobre as campanhas Outubro Rosa e Novembro Azul, que alertam para a prevenção dos cânceres de mama e próstata.
📲 😎SEJA VIP: Siga o canal do Acorda Cidade no WhatsApp e receba as principais notícias do dia.
O anúncio foi realizado no estacionamento do Hospital Dom Pedro de Alcântara. O evento está previsto para acontecer no dia 10 de novembro. Até lá, uma grande mobilização será realizada entre gestores, funcionários e a comunidade.
“O câncer pode ser prevenido com ações como redução da obesidade, movimentação, ou seja, atividade física, e a gente quer levar isso para a cidade. Queremos mostrar que medidas simples de mudança de comportamento podem fazer com que o câncer seja prevenido. E, obviamente, a partir do momento que não conseguir prevenir e o câncer for detectado, é importante sinalizar para a cidade, em alusão ao Outubro Rosa e ao Novembro Azul, que a Santa Casa de Feira de Santana se posiciona como uma referência no tratamento de doenças oncológicas”, explicou Rodrigo Matos, ao Acorda Cidade.
Nesta edição, a Caminhada do Amor terá como embaixadora a jovem Gabrielle Brandão, que recentemente enfrentou o câncer de mama durante a gestação de sua filha, Aurora. Ela foi paciente da Unidade de Alta Complexidade em Oncologia (Unacon) do Hospital Dom Pedro e conseguiu alcançar a cura.
O provedor da Santa Casa destacou que a Caminhada do Amor é um evento aberto a toda a população, e ressaltou a importância da participação da sociedade nessa mobilização.
“A Caminhada do Amor é aberta para qualquer pessoa de Feira de Santana. Fazemos uma caminhada porque é algo democrático; todos podem participar, até quem não está em forma e não possa correr pode participar dessa caminhada. Vai ser um dia muito bonito, um domingo para festejar por termos uma instituição que olha e acolhe as pessoas com doença oncológica”, afirmou Rodrigo.
Além de incentivar a prevenção dos cânceres, o evento terá caráter solidário, com arrecadação de alimentos que serão doados para a Associação de Apoio a Pessoas com Câncer (AAPC).
“Os alimentos serão doados integralmente para a AAPC, que faz um trabalho social muito bonito, acolhendo essas pessoas e oferecendo alimentação e hospedagem no período em que elas estão sendo tratadas na nossa Santa Casa, através da nossa Unacon.”
Rodrigo Matos ainda destacou que ambos os gêneros, feminino e masculino, devem se atentar aos cuidados com a saúde.
“Acabamos deixando a prevenção de lado, o que gera, claro, grandes danos à saúde. A mulher é muito mais cuidadosa, mais inteligente nesse aspecto. Mas temos que quebrar esses dogmas e, com atividades como essa, de conscientização, mostrar que é importante ter qualidade de vida, que passa pela prevenção e promoção da saúde”, enfatizou Rodrigo Matos.
Ao lado do provedor da Santa Casa, participaram do lançamento, médicos, colaboradores e pacientes. O DJ Vini Júnior e o professor de dança e coreógrafo Luciano Mello animaram os convidados.
A venda das camisas começam a partir do dia 5 de outubro. Custará R$30,00 + dois quilos de alimentos. Os pontos de vendas ficarão na Academia Mov, Casa Collabi e nas recepções das unidades ligadas a Santa Casa ( Unacon, Hospital Dom Pedro e Centro Médico Hcardio).
Com informações do repórter Paulo José do Acorda Cidade
Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram