Acorda Cidade
O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) realizará um simulado com o tema "Transporte de Produtos Perigosos", no dia 21, às 15h, na avenida Nóide Cerqueira. O treinamento está dentro do planejamento para a realização dos festejos juninos no município.
Na manhã desta sexta-feira, 2, durante reunião com representantes dos órgãos de saúde e segurança, no auditório do Samu, foram discutidas a importância e a atuação cada um numa situação de desastre.
"Tratamos o simulado como uma possível ocorrência", afirmou a sargento do Corpo de Bombeiros, Valquíria Soares. Ela é auxiliar do Setor de Planejamento de Operações e Instruções. O objetivo do treinamento é buscar aperfeiçoar e otimizar os recursos humanos e materiais em situações de desastre.
"É preciso entender o papel de cada um dos órgãos para que no dia de uma ocorrência real cada um saiba como atuar", disse a coordenadora do SAMU, Maíza Macedo. De acordo com ela, vão participar do simulado trinta vítimas. "Esse treinamento é uma aula aberta tanto para os órgãos envolvidos quanto para a população", acrescenta.
Além do Samu e Corpo de Bombeiros, o treinamento terá a participação do Exército, Guarda Civil Municipal, Defesa Civil, Superintendência Municipal de Trânsito, além das secretarias municipais de Transportes e Trânsito, Meio Ambiente. A reunião contou com a presença também de representante da Coelba.