Todos os dias eles estão com a cara nas redes sociais para levar muita comédia na internet. Essa é a rotina de Jean Santos Freitas Santana, de 27 anos e Erick Menezes, de 30, influenciadores de Feira de Santana. No entanto, recentemente, os jovens se viram no centro de uma fake news que tomou grandes proporções e impactou diretamente suas rotinas.
O episódio ocorreu quando os dois foram até a delegacia de Polícia Civil para recuperar armas de airsoft utilizadas em suas gravações. Falsas informações passaram a circular nas redes sociais, sugerindo que eles estariam retirando armamentos reais e de grosso calibre, liberados pela polícia. A distorção levou a críticas e prejudicou a imagem da dupla.
“A gente fez o vídeo saindo aqui da delegacia mostrando que a gente havia recuperado nossos equipamentos de airsoft, fizeram uma fake news, cortaram uma parte onde eu digo que são equipamentos de airsoft e só compartilharam a parte que a gente está saindo da delegacia. Isso causou uma revolta tanto para o policial, quanto para a sociedade. A gente foi taxado de líder de facção, como criminoso e a gente já tem alguns dias sem fazer nosso trabalho. Isso também é um dano incalculável para a gente que vive de internet, a gente vive de postagem”, explicou Jean que trabalha na internet há 10 anos.
O influencer reconheceu que não deveria ter gravado o vídeo ainda de dentro da delegacia, o que aumentou ainda mais a desinformação das más pessoas que divulgaram as falsas informações.
Ao Acorda Cidade Jean também explicou que trabalha para mostrar aos jovens outras alternativas de vida, como a internet e a comédia trouxeram para o seu dia a dia. Com muito humor, eles fazem vídeos sobre diversos assuntos que estão ou não em evidência. São coisinhas da rotina que acontece com todo mundo e que de maneira bem humorada, eles remontam para fazer as pessoas rirem.
“Esse tipo de conteúdo eu gravo há um pouco mais de 5, 6 anos. Todos os dias a gente coloca a cara nas redes sociais e mostra aos jovens que vida errada não compensa, que você vai parar ou morto ou preso”.
Erick Menezes, que foi militar do Exército por oito anos antes de se tornar influenciador, também se manifestou sobre o ocorrido. Ele, que é casado e pai de três filhos, explicou que sempre teve cautela ao entrar no mundo digital devido às restrições da carreira militar, mas que decidiu abraçar a produção de conteúdo após deixar o Exército, em 2021. Hoje, em todas as plataformas em que eles estão presentes já somam mais de seis milhões de seguidores que acompanham suas ‘telenovelas’ e são influenciados a não “andarem’ em caminhos errados.
O conteúdo digital que utiliza as armas foca em mostrar “a parte ruim do crime”, ou seja, os impactos negativos dessa realidade na vida de jovens vulneráveis.
“Eu sei que, por incrível que pareça, tem alguém ouvindo agora e está em uma biqueira. Alguém que curte, comenta, compartilha e está lá com 38, está com uma pistola na mão. E a gente quer, de certa forma, trabalhar em conjunto com o pessoal que é evangélico, que vai nas biqueiras da vida aí, para estar tirando esse jovem, que ainda há uma esperança. O povo fala que já está tudo perdido, o mundo já é do maligno, mas nós que somos cidadãos de bem, a esperança é a última que morre”, declarou Erick.
O advogado da dupla, Bender Nascimento, reforçou que o caso é um exemplo clássico dos danos que fake news podem causar. Ele citou casos conhecidos, como a Escola Base de São Paulo e outros episódios de linchamento virtual, para demonstrar a gravidade da desinformação.
“Infelizmente, mais um caso de fake news, essa coisa que aparentemente é simples, mas que causam várias distorções, vários dissabores para a pessoa que é vítima e vários são os exemplos das fake news e o que causaram. Eles vieram aqui, de forma espontânea, ratificar, confirmar o que está no vídeo real, que se trata de airsoft, armas de brinquedo e que foram devidamente e justamente devolvidas pela autoridade policial. Infelizmente foram infelizes em fazer uma gravação no interior de uma área de segurança e nós hoje viemos aqui nos colocar à disposição do delegado bem preparado, bem diligente, o doutor Matheus Souza”.
Para quem quiser acompanhar a dupla, pode encontrar eles nas redes sociais.
Veja no Youtube.
Youtube: Jeannarealidade e Erick Menezes
Instagram: @Jean_youtube e @eumeenezes
Com informações do repórter Ed Santos do Acorda Cidade
Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos canais no WhatsApp e Youtube e grupo de Telegram.