Talvez não seja fácil, mas seria importante saber quem foi aquela pessoa cujo nome está estampado na placa indicativa da rua. Muitos dessas pessoas nasceram em Feira de Santana, outras não, mas de algum modo todas contribuíram para o desenvolvimento da hoje metropolitana Princesa do Sertão.
Feirenses natos ou não, que circulam pela metropolitana Feira de Santana, geralmente são indiferentes à denominação do logradouro por onde passam. Mas há aqueles curiosos em relação ao local onde transitam que pouco sabem sobre os homenageados com seus nomes nessas ruas e praças. À exceção de barões, viscondes, militares, religiosos e outras personalidades registradas na história, portanto alvo de estudo na escola, muitos figuram no anonimato para o popular, embora grande parte deles tenha muito a ver com a cidade.
Seria praticamente impossível e até tedioso fazer um relato completo ou perto disso, de artérias que homenageiam feirenses ou cidadãos que, embora não nascidos aqui, de algum modo contribuíram para o desenvolvimento da cidade Princesa. No bairro Queimadinha, uma longa via denominada Intendente Abdon homenageia Abdon Alves Abreu, nascido em 1847 e que, como intendente, governou Feira de Santana entre 1908 e 1912. Aloisio Resende (1900/1941), que nomina outra rua, foi jornalista e poeta. Arnold Ferreira da Silva, autodidata, foi jornalista e prefeito do município.
Barão de Cotegipe foi o título de nobreza do jurista João Maurício Vanderley (1818/1889), que teve participação direta na reintegração de posse de terras devolutas ao município. Bernardino Silva Bahia, natural de Salvador, foi um abastado fazendeiro, comerciante e político, duas vezes Intendente do município.
Cristovão Barreto (1836/1905) foi advogado (rábula), mas muito inteligente e brilhante. Domingos Barbosa de Araújo é considerado fundador de Feira de Santana ao lado da esposa Ana Brandoa. Eduardo Fróes da Mota (1918/1988) foi um próspero comerciante e exportador de fumo. Elias Kalile, médico que veio de Salvador, foi um benemérito e empreendedor responsável pelo surgimento da Kalilândia. Fernando Pinto de Queiroz, natural de Santo Amaro, advogado e professor.
Fernando São Paulo, médico clínico geral em Salvador, foi catedrático de Terapêutica na Faculdade de Medicina. Francisco de Sales Barbosa, advogado, jornalista, poeta e abolicionista. Gastão Clóves de Souza Guimarães, natural de Belmonte, médico, professor e desportista. Geminiano Costa, professor primário, ensinava gratuitamente a alunos pobres. Gonçalo Alves Boaventura foi forte comerciante de couro. Hermínio Francisco dos Santos, comerciante e um dos fundadores da Sociedade Euterpe Feirense. Honorato Manoel Bonfim, médico clínico geral, jornalista e professor. Heráclito Dias de Carvalho foi prefeito do município entre 1935 e 1937. Carlos Valadares, nomeado prefeito em 1947.
João Durval Carneiro, dentista, vereador, deputado, prefeito de Feira de Santana e governador do estado. João Marinho Falcão (1893/1971), comerciante, industrial, banqueiro e prefeito do município. João Pedreira, fazendeiro, negociante de fumo e de gado. Juventino Pitombo, odontólogo. Libânio Ferreira de Moraes, feirense, jornalista, advogado e orador respeitado. Manoel Matias de Azevedo, barbeiro e comerciante. Moisés Gonçalves do Couto, nascido em Itabuna (1867/1953), religioso de destacada atuação, recebeu o título de Monsenhor.
Newton da Costa Falcão (1920/1995), comerciante, pecuarista e empreendedor, foi prefeito do município. Noide Cerqueira, advogado, empresário, desportista e deputado. Renato Andrade Galvão foi prefeito de Paripiranga, radicou-se em Feira como religioso, foi Cura da Catedral de Santana. Sabino Silva foi médico, professor de Fisiologia e Clínica Médica e professor da Faculdade de Odontologia em Salvador. Tertuliano Carneiro da Silva, sacerdote, foi Vigário da Paróquia de Santana. Tertuliano Santos Silva, compositor, músico e maestro da Filarmônica Vitória. Wilson da Costa Falcão, médico, desportista, político, foi vereador, deputado estadual e federal com trabalho marcante.
Por Zadir Marques Porto
Com informações da Secretaria Municipal de Comunicação Social de Feira de Santana
Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos canais no WhatsApp e Youtube e grupo de Telegram.