Feira de Santana

Rui Costa comenta violência em Feira de Santana: 'Sou crítico dessa lei que prende e solta'

Em resposta o governador afirmou que a violência ocorre em todo o Brasil e não apenas em Feira de Santana.

Daniela Cardoso

O governador Rui Costa, em visita a Feira de Santana nesta segunda-feira (9) para entrega das obras de ampliação dos sistemas de abastecimento de água e de esgotamento sanitário do município, foi cobrado pelo prefeito Colbert Martins da Silva Filho sobre a situação da violência em Feira de Santana. O prefeito lembrou que no fim de semana prolongado do Carnaval, oito homicídios foram registrados em Feira.

Em resposta o governador afirmou que a violência ocorre em todo o Brasil e não apenas em Feira de Santana. Ele exemplificou que na semana passada três mulheres foram assassinadas em Salvador dentro das próprias casas por parentes e questionou onde faltou segurança pública nessas situações.

“Existe um vírus no país que contaminou as pessoas, que é o vírus do ódio, da intolerância, do machismo e está crescendo a violência contra as mulheres”, comentou.

Rui ainda pediu compreensão da sociedade e criticou a legislação brasileira. Ele lembrou da soltura de uma mulher considerada uma das maiores traficantes da Bahia e afirmou que após a liberação dela, o número de homicídios só cresceu no estado.

“Sou crítico dessa lei que prende e solta. Tem uma semana que prenderam a mulher considerada a traficante mais perigosa de Vitória da Conquista. Depois que ela foi solta já disparou o número de homicídios. O que o governador pode fazer com isso? Pela minha posição, ela não poderia estar solta. No estado de direito não é o governador que diz quem vai ficar preso e quem vai ficar solto, a lei deveria ser modificada e pessoas que respondem a dezenas de homicídios não deveriam ficar soltas com essa facilidade. Não adianta ficar culpando o governador, a polícia, todo mundo sabe que quem comanda são esses traficantes. Quando eles estão presos, diminui o número de homicídios, quando são soltos dispara o número de mortes”, avaliou.

Coronavírus

Com relação ao Coronavírus no estado da Bahia, que já tem dois casos confirmados em Feira de Santana, o governador Rui Costa tranquilizou a população. Ele disse ainda que não existe nenhuma dificuldade na relação do governo do estado com a prefeitura de Feira na área da saúde.

“Houve contato permanente. Temos até agora no estado apenas dois casos confirmados e temos alinhado o contato com as secretarias municipais. O sintoma desse vírus é exatamente a de uma virose qualquer, então vários casos suspeitos foram identificados como H1N1, que é 10 vezes mais agressivo que esse coronavírus”, destacou.

O governador pediu ainda que a imprensa e a população não esqueçam da vacinação contra a gripe, que previne também contra o H1N1. Ele lembrou ainda que em geral o estado da Bahia não consegue ultrapassar 60% da meta da vacinação contra a gripe.

Investimentos

Foto: Ed Santos/Acorda Cidade

O objetivo da visita do governador Rui Costa a Feira de Santana foi a entrega das obras de ampliação dos sistemas de abastecimento de água e de esgotamento sanitário do município. O governador ainda assinou a ordem de serviço para ampliação das 1ª e 2ª etapas do Sistema Produtor e Adutor de Abastecimento de Água. Ele falou que os investimentos são importantes para responder ao dinamismo e crescimento econômico não só de Feira de Santana, mas dos municípios que integram o sistema de abastecimento de água.

“Estamos falando de investimento em Feira, na ordem de 600 milhões de reais em água e esgoto, apenas. Aqui, em andamento sendo inaugurado, algo da ordem de 300 milhões de reais, inclusive uma nova estação de tratamento de água. São várias etapas e nós ainda voltaremos aqui ao longo do ano para inaugurar e iniciar outras etapas desse sistema. Além do sistema de água nós também estamos dando por inaugurado o sistema de esgotamento sanitário da Bacia do Subaé, um investimento de 34 milhões de reais. Isso é importante, além de reforçar o abastecimento, ampliando e o pessoal me dizendo da Embasa, que chegamos a 63% de esgotamento sanitário em Feira de Santana”, afirmou.

Foto: Ed Santos/Acorda Cidade

Rui Costa disse ainda que os investimentos precisam continuar e está em curso uma proposta de uma PPI para chamar uma iniciativa privada para participar e acelerar os investimentos em água e esgoto. Segundo ele, com isso, será alcançado um patamar em Feira acima de 80% de coleta e tratamento de esgoto, que já foi alcançado em outras cidades da Bahia.

“Portanto, como sempre repito, água e esgotamento, os dois são sinônimos de saúde e sinônimo de cuidado com o meio ambiente, quando você trata e dá o destino adequado ao esgotamento. Além desses investimentos que eu anunciei que são recursos próprios da Embasa, estamos em andamento com recursos financiados, empréstimos que a Embasa tomou para poder fazer frente e vencer desafios, nós também vamos lançar mão de recursos com iniciativa privada para acelerar esses investimentos em Feira. Hoje aqui, assinei mais uma etapa para reforçar o sistema de abastecimento, mais 10 milhões dentro desse pacote de licitação”, afirmou.

Com informações do repórter Ed Santos do Acorda Cidade
 

Inscrever-se
Notificar de
0 Comentários
mais recentes
mais antigos Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários