Feira de Santana

Reunião com ANTT e Viabahia discute melhorias na infraestrutura de Feira e região

De acordo com o deputado Zé Neto, na reunião, o superintendente nacional da ANTT, Fábio Freitas, se comprometeu a dar celeridade na autorização para construção da passarela na BR-324, entre o posto São Luiz e Berimbau.

Laiane Cruz

O deputado Zé Neto se reuniu na manhã desta terça-feira (31), na Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Feira de Santana, com o Superintendente da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), Fábio Freitas, e o Diretor Institucional da Via Bahia, Hedeverton Andrade.

O objetivo da reunião foi verificar projetos de melhoria na infraestrutura de Feira de Santana e região, a exemplo da construção de uma passarela na BR-324, na altura do posto São Luiz ao município de Berimbau (Conceição do Jacuípe), uma passagem do Conjunto Viveiros para o Feira X, bem como a possibilidade de construção de um retorno no viaduto da Noide Cerqueira.

O Diretor de Comunicação da Viabahia, Carlos Bonini, salientou que a Viabahia tem por lei obrigação de fazer obras só dentro da sua faixa de domínio. “Fora da faixa não cabe à Viabahia fazer, pois tem ruas que precisam ser finalizadas, terrenos para serem desapropriados, que não cabem à Viabahia”.

Bonini falou ainda sobre a questão do piso da BR-324 e a falta de iluminação em alguns trechos da via.

“A gente também nessa revisão tem um problema com o massapê, porque todo e qualquer reparo que nós fazemos lá é jogar dinheiro fora, porque é um solo que não estabiliza, e esse ano e no próximo ano temos cronograma para recuperação. A questão da iluminação nós temos quase 30 boletins de ocorrência de mais de 20 km de cabos furtados. E estamos em estudo com a ANTT para fazer o cabeamento aéreo”. 

De acordo com o deputado Zé Neto, na reunião, o superintendente nacional da ANTT, Fábio Freitas, se comprometeu a dar celeridade na autorização para construção da passarela na BR-324, entre o posto São Luiz e Berimbau.

“A gente acredita que nos próximos 60 dias as obras devem ser iniciadas. Outra questão é o retorno do viaduto da Nóide, em que 19 entidades da cidade fizeram um projeto para fazer um retorno antes do viaduto. Tecnicamente, a Viabahia deu o aval, e ficou de remeter para a ANTT. A Viabahia deverá fazer os ajustes necessários com a ANTT, com a participação da comunidade. No fim do ano esse projeto executivo já vai estar na mão da ANTT e vamos ter uma solução para esse retorno”, afirmou Zé Neto.

O deputado informou também que as questões relacionadas ao Viveiros, já está quase tudo pronto, e hoje o que precisa apenas é de um ajuste que a ser feito na prefeitura.

“Com isso a gente resolve a faixa de domínio. Haverá por parte da prefeitura a doação de uma área, que hoje está no domínio da prefeitura e isso vai fazer com que essas coisas se resolvam do ponto de vista técnico. O projeto executivo já está aprovado e tudo montado. Outro aspecto seria a saída da Unef e do Cajueiro. Ficou certo que vão sentar os técnicos dos empreendimentos controlados pelo empresário Jodilton Freitas para encontrar uma solução para aquela saída”.

O superintendente nacional da ANTT, Fábio Freitas, destacou que é necessário muito diálogo para se achar uma solução para as reclamações, e que está sendo feita uma revisão contratual com a Concessionária Viabahia.

“Estamos perto de uma revisão quinquenal, e esperamos conseguir todas as questões. Nessa revisão com a Viabahia discutimos os pontos, os projetos, o que precisa ser feito do ponto de vista das melhorias, os efeitos econômicos que decorrem disso, para fechar a questão dos projetos, para apresentar ao Tribunal de Contas ao final”.

Viaduto da Nóide Cerqueira

Sobre o viaduto, o Diretor de Comunicação da Viabahia esclareceu que é uma obra do governo do estado, que tem a necessidade de fazer esse retorno por conta da comunidade, pois a ausência dele prejudica muito a comunidade.

“Mas não é uma obra que está também no escopo da Viabahia, é uma obra nova do governo estado. Quando a IFBA nos procurou, levou um projeto e nós analisamos, nós aprovamos, mas a chancela final tem que ser para a ANTT caso essa obra seja feita pela Viabahia. Também é o caso do Viveiros, porque não é uma obra que está no nosso contrato. No Viveiros, terá que ser feito um projeto, enviar para a agência, verificar o custo da obra, para a agência autorizar e reequilibrar, porque sempre foi uma obra do governo do estado e não da Viabahia, mas nós estamos aqui para poder ajudar com essa solicitação para nossa revisão contratual, que está ocorrendo e deve ser finalizada em janeiro do ano que vem”.

Carlos Bonini declarou que fazem parte da revisão contratual da a construção de novas passarelas, duplicações de partes da BR-116, retornos e contornos inexistentes, a Nóide Cerqueira, um retorno em Amélia Rodrigues, e outros serviços. “O viaduto do contorno Sul, no trecho da Cerb, a nossa responsabilidade foi a duplicação, a questão de tráfego na Senador Quintino não é da responsabilidade da Viabahia”.

 

Com informações e fotos do repórter Ed Santos do Acorda Cidade.
 

Inscrever-se
Notificar de
0 Comentários
mais recentes
mais antigos Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários