Feira de Santana

Restaurante Popular distribui mil refeições por dia à população

As refeições do Restaurante Popular são preparadas por uma nutricionista que analisa e distribui a quantidade necessária de nutrientes, a exemplo de carboidratos, proteínas e lipídios.

Foto: Ney Silva/Acorda Cidade
Foto: Ney Silva/Acorda Cidade

O Restaurante Popular, localizado no Centro de Abastecimento em Feira de Santana, colabora com a saúde e com o equilíbrio nutricional de diversos feirenses que passam pelo restaurante, além de focar nos indivíduos que possuem vulnerabilidade alimentar, a exemplo da sergipana aposentada Maria de Lurdes Freitas Da Silva, moradora de Feira de Santana, há 40 anos.

“A comida daqui é maravilhosa, sempre que venho para a rua e que eu tenho a oportunidade, eu venho almoçar aqui no restaurante popular e pretendo continuar almoçando aqui.”

Foto: Ney Silva/Acorda Cidade

A também aposentada, moradora do bairro Mangabeira, Maria Antônia Pereira, contou ao Acorda Cidade que sempre que está passando pelo Centro de Abastecimento vai ao Restaurante Popular.

“Não peco a oportunidade, a comida daqui é top. Na refeição de hoje eu comi omelete, arroz, feijão e bebi suco de tamarindo,” descreveu.

Foto: Ney Silva/Acorda Cidade

As refeições do Restaurante Popular são preparadas por uma nutricionista, que analisa e distribui a quantidade necessária de nutrientes.

Foto: Ney Silva/Acorda Cidade

O valor cobrado por essas refeições é mais acessível por conta de subsídios da Prefeitura de Feira, que custeia o valor de R$ 4,94 por refeição, possibilitando que feirenses possam realizar mais de uma refeição diária, com mais economia.

A nutricionista do Restaurante Popular, Jamile Souza, contou que o restaurante foi criado em 2014, na gestão do ex-prefeito de Feira de Santana, Tarcísio Pimenta, com a ajuda do Governo Federal. Segundo ela, essa iniciativa possui como foco a população que está em vulnerabilidade social.

Foto: Ney Silva/Acorda Cidade

“A gente busca trabalhar com alimentos da época, sazonais, e que atribua os valores calóricos e energéticos proporcionais para cada pessoa”, aborda a nutricionista.

Conforme o Conselho Federal de Nutricionistas (CFN), a quantidade de pessoas em situação de insegurança alimentar grave, ou seja, passando fome, praticamente dobrou em menos de dois anos.

“Muita gente vem aqui e leva o alimento para comer à noite, quando chegam em casa, pois muitas vezes não têm comida […] Aqui no Centro de Abastecimento, a gente contempla mil refeições diárias. Cada pessoa recebe uma ficha e pode levar para casa mais de uma refeição”, destacou Jamile Souza.

A nutricionista ainda contou ao Acorda Cidade que todos os produtos que são utilizados na fabricação das refeições são selecionados com os próprios feirantes locais, tudo isso para ajudar a movimentar a economia da cidade e da região.

Foto: Ney Silva/Acorda Cidade

Além disso, Jamile Souza destacou que o Restaurante Popular não trabalha com sobras. “Trabalhamos com refeições diárias, então já fazemos a quantidade certa.”

Como funciona o restaurante?

  • Funciona de segunda à sexta (diariamente)
  • A refeição é servida das 11h às 14h no Restaurante Popular do Centro de Abastecimento.
  • Aberto ao público
  • O preço de cada refeição possui o custo de apenas R$ 2,00.

Com informações do repórter Ney Silva do Acorda Cidade

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram

Inscrever-se
Notificar de
guest
1 Comentário
mais recentes
mais antigos Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
marcos

já almocei algumas vezes ai no passado, poderia ter outro mais no centro da cidade, em relação a comida poderia ter um tempero melhor, o feijão parece que não põe nada dentro, parece comida de hospital, mas fora isso o atendimento é bom e tem suco e almoço variado durante os dias da semana, esse foi o meu olhar.