Feira de Santana
Ressocialização: Jovens da Fundac recebem cursos profissionalizantes
Recentemente, 17 adolescentes atendidos na Comunidade de Atendimento Sócio Educativo (Case) Zilda Arns, em Feira de Santana, foram certificados nos cursos de climatização.
Daniela Cardoso
A Unidade da Fundação da Criança e do Adolescente (Fundac) atende cerca de 300 adolescentes em todo o Estado da Bahia, que estão inseridos nos cursos do Senai, Senac e Ifba. A diretora geral da Fundac, Aricelma Pereira, ressalta a importância de preparar os adolescentes para que ao retornar para casa, eles tenham oportunidade de emprego.
“Esse é um processo de ressocialização e o objetivo é formar esses adolescentes para que eles não retornem para o mundo do crime”, afirmou.
Recentemente, 17 adolescentes atendidos na Comunidade de Atendimento Sócio Educativo (Case) Zilda Arns, em Feira de Santana, foram certificados nos cursos de climatização.
“Com muito orgulho que fizemos essa colação de grau desses 17 adolescentes. Eles têm uma escolaridade baixa e os cursos possibilitam abrir as portas para o mercado de trabalho”, ressaltou Aricelma.
Os cursos oferecidos pela Fundac são: amador de imóveis, recepcionista, cursos nas áreas de inclusão digital, administrativo, climatização, teatro, dança, construção civil, entre outros. “São várias as modalidades e nós identificamos os adolescentes com o perfil para cada curso”, explicou a diretora geral.
Para incentivar a inserção dos jovens no mercado de trabalho, Aricelma informou que a Fundação tem diversas empresas parceiras, além do Ministério Público do Trabalho, que pede que cotas dessas empresas sejam garantidas para a empregabilidade desses adolescentes.
“Os meninos passam alguns anos conosco, temos uma equipe multidisciplinar que faz um trabalho de acompanhamento na área de psicologia, assistência social, pedagogia, para prepará-los e assim eles retornarem a sociedade”, ressaltou.
As informações são do repórter Ed Santos do Acorda Cidade
Assuntos