Ilani Silva
O responsável pela queima de grande quantidade de pneus em um terreno baldio, na localidade de Rocinha no distrito de Humildes, pode ser penalizado com multa ou interdição do local.
Segundo o secretário do Meio Ambiente, Antônio Carlos Coelho, a queima de pneus e de lixo são consideradas ações ilegais. “O lixo deve ser depositado em aterro sanitário e o pneu precisa ser encaminhado ao local certo, se for queimado, origina poluição atmosférica”, informou.
Ele também explicou que se a ação realizada em Humildes foi provocada por um estabelecimento comercial, este pode ser interditado e se a queima partiu de pessoa física, uma representação do Ministério Público deve processar o responsável por crime ambiental. Já, o valor da multa varia a depender do crime.
No entanto, o secretário contou que até o momento não recebeu nenhuma denúncia de moradores do distrito. Ele aconselha a comunidade que está sendo prejudicada a ligar para o telefone do Disk Verde (75) 3322-9306.
“A pessoa também pode vir pessoalmente à secretaria para que possamos encaminhar um fiscal de serviços públicos ao local e determinar a suspensão imediata da ação”, alertou Antônio Coelho. As informações são do repórter Ed Santos do programa Acorda Cidade