Feira de Santana

Representantes do Senar visitam obras do Centro de Zootecnia em Feira de Santana

Além de acompanhar as obras de construção do espaço, um encontro foi realizado a fim de elaborar o perfil acadêmico do curso técnico que será oferecido.

Representantes do Senar visitam obras do Centro de Zootecnia em Feira de Santana
Foto: Paulo José/Acorda Cidade

Com objetivo de vistoriar as obras de construção do Centro de Excelência em Zootecnia de Feira de Santana, um grupo de profissionais de vários estados do Brasil esteve no Parque de Exposições João Martins da Silva, na tarde desta quarta-feira (6).

Além de contar com representantes do Sistema Faeb/Senar e do Senar Central para acompanhar a construção do espaço, na quarta-feira (5), um encontro foi realizado a fim de elaborar o perfil acadêmico do curso técnico que será oferecido.

Representantes do Senar visitam obras do Centro de Zootecnia em Feira de Santana
Foto: Paulo José/Acorda Cidade

O Acorda Cidade acompanhou a visita desta tarde e falou com a Superintendente do Senar Bahia, Carine Magalhães, para saber o objetivo dos encontros, além de que o Centro de Excelência em Zootecnia abrigará uma das maiores formações em equinos do Brasil.

“Esse centro é extremamente importante para o nosso estado. Feira de Santana é uma cidade que possui um dos maiores rebanhos de equinos no Brasil, então trazer esse centro que é referência nacional na cadeia de zootecnia com ênfase em equinos é de extrema importância para essa cidade. É o segundo maior polo urbano do nosso estado, tem uma logística fantástica, aqui a gente vai tratar do tema construindo um itinerário para a formação do curso técnico, formando um perfil técnico para atender justamente nessa área do equino, porque além do curso técnico, teremos todos os cursos pertinentes a cadeia do cavalo, principalmente. O cavalo é uma cadeia que fortalece o nosso agro. Vamos ter uma instalação nesta área de 21 mil metros quadrados onde terão laboratórios, onde se pensa em trabalhar o melhoramento genético com inovação nessa cadeia, de que forma o profissional pode atender o produtor rural não só de Feira, mas da região, do estado e do Brasil”, disse.

Representantes do Senar visitam obras do Centro de Zootecnia em Feira de Santana
Foto: Paulo José/Acorda Cidade

Dividido em frentes prioritárias, os estudantes matriculados no Senar terão certificados que possibilitam o destaque e entrada no mercado. Questionada sobre as principais características e diferenciais, Carine Magalhães explicou que no Centro de Excelência terão formações a curto e longo prazo, que vão garantir a especialização na área de equinos.

“Temos algumas frentes. O centro a nível de Brasil é um centro de referência numa mão de obra qualificada. O centro de excelência de zootecnia vai, além disso, permitir formações menores, que sairão com certificados e aqueles que concluírem os dois anos receberão o certificado do MEC que é um curso que dá acesso muito grande ao mercado. Na cadeia do equino não há o que se pensar na empregabilidade formal e sim no empreendedorismo, a gente forma um gestor, consultor apto para cuidar dessa cadeia tão importante”.

Sobre os os principais desafios encontrados para a construção do Centro de Excelência, a Superintendente do Senar afirmou que todos os processos foram superados, e que a Escola de Zootecnia tem sido abraçada pelo município de Feira de Santana. Ela aproveitou para agradecer ainda o apoio da prefeitura municipal na construção do espaço.

“O Senar é uma instituição de direito privado mas segue o regulamento de sistema AS foi feito através de licitação, mas todos os processos foram superados e foi comprada a ideia do fortalecimento desse centro que chega a Feira de Santana, então devemos agradecer à prefeitura que foi um importante parceiro para que a gente possa consolidar esse investimento para entregar ao município essa excelente ferramenta de mão de obra para região”, frisou.

Assim como mencionado anteriormente, na quarta-feira (5), um grupo de profissionais convidados se reuniu para elaborar o perfil da formação que será oferecida no Centro de Excelência. A superintendente ainda aproveitou para destacar como ocorreu o encontro.

“O perfil foi construído a partir de encontros em dois dias consecutivos, com uma equipe multidisciplinar, vieram dez representantes de Brasília, dez indicados por nós e é uma equipe heterogênea, onde a gente conta com especialistas, representantes de associações, temos que ouvir meio acadêmico, universidades, então é uma equipe grande onde a gente traçar a necessidade da sociedade para esse perfil, a necessidade da academia do próprio futuro técnico”.

Representantes do Senar visitam obras do Centro de Zootecnia em Feira de Santana
Foto: Paulo José/Acorda Cidade

Presente na visita das obras do Centro de Excelência nesta quinta-feira (6), o secretário Municipal de Agricultura, Recursos Hídricos e Desenvolvimento Rural (Seagri), Alexandre Monteiro também evidenciou a importância da Escola de Zootecnia que garantirá a formação inicial de mais de 600 alunos.

“Recebemos 20 técnicos do Senar com o objetivo de divulgarmos as ações que serão iniciadas com a implantação da Escola de Zootecnia. Essa ideia cresceu tanto que era uma escola ligada ao equino, mas cresceu tanto que essa será a maior escola de zootecnia do Brasil com mais de 600 alunos, teremos também o estudo dos bovinos, serão bovinos e equinos e isso mostra a importância que Feira de Santana tem na produção animal, na agropecuária, na produção de equinos e no agronegócio como um todo. Já começou a obra há uns 60 dias, a obra tem o prazo de 14 meses, então de hoje a um ano o Senar deve estar fazendo a inauguração desse grande presente que é a escola”, concluiu.

Com informações do repórter Paulo José do Acorda Cidade

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram

Inscrever-se
Notificar de
2 Comentários
mais recentes
mais antigos Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários