Miss Afro

Representante do conjunto George Américo, é eleita Miss Afro Feira de Santana 2024

Ana Beatriz e Gabriela Glória ficaram em 2⁰ e 3⁰ lugares respectivamente e Karine dos Santos, foi eleita a Miss Simpatia.

Miss Afro
Foto: Divulgação | Lorena Lopes

Depois de três meses de formação e ter passado por mais de 10 avaliações, Lorena Lopes, de 22 anos, moradora do conjunto George Américo, é eleita Miss Afro Feira de Santana 2024.

Ela foi uma das 12 finalistas entre 120 mulheres negras inscritas, que representaram praticamente todos os bairros da Princesa do Sertão e mais cinco municípios da região. Lorena se destacou nas avaliações e, com uma nota elevada dos questionários, somando-se à nota da comissão julgadora, conseguiu o tão sonhado título. Esta foi a sua terceira tentativa.

Miss Afro
Foto: Divulgação | Lorena Lopes e Val Conceição

“Apesar de todas as dificuldades e muitos “nãos”, conseguimos mais uma vez realizar essa ação afirmativa que tem sido um divisor de águas na vida de meninas e mulheres negras, tem resgatado vidas e salvado vidas”, afirma Val Conceição, idealizador e coordenador geral do concurso.

O Miss Afro se consolida como um espaço informal de educação onde são oferecidas para as participantes informações acerca da ancestralidade, saúde, direitos, estética negra, entre outras.

Principal evento nesse seguimento, ainda enfrenta a desconfiança e a falta de credibilidade quando solicitamos apoio financeiro em empresas e no comércio local por ser uma atividade desenvolvida por negros e para negras, desabafa a co-idealizadora Viviane Carvalho.

Ainda segundo ela, é necessário que as pessoas entendam que o Miss Afro não é apenas um concurso de beleza, vai mais além, pois toca profundamente nas mazelas herdadas pela comunidade negra feminina e ensina às participantes a se emanciparem, aumentando a autoestima e desenvolvendo a autoaceitação o que para alguns soa como ameaça.

“Lorena Lopes, mulher negra não retinta, é a prova da resistência e da persistência desse nosso quilombo, ela vem tentando desde 2019 e isso nos deixa lisonjeados, pois nos dá a certeza de que o Projeto Miss Afro tornou-se referência de empoderamento”, finaliza Viviane.

Miss Afro
Foto: Divulgação | Da esquerda para a direita: Ana Beatriz, Gabriela Glória, Val Conceição, Lorena Lopes e Karine dos Santos

Ana Beatriz e Gabriela Glória ficaram em 2⁰ e 3⁰ lugares respectivamente e Karine dos Santos, foi eleita a Miss Simpatia.

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram

Inscrever-se
Notificar de
guest
12 Comentários
mais recentes
mais antigos Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Valmilton Conceição Pereira dos Santos

Como todos e todas podem perceber na maioria dos comentários abaixo, o Concurso Miss Afro Feira de Santana é extremamente necessário. Infelizmente, ainda temos muito a fazer pois o racismo, velado ou não, é evidente.
Parabéns Lorena Lopes e a todas que participaram dessa importantíssima ação afirmativa.

Fica difícil

Se não tem mas ninguém, vai tu mesmo, foi bem assim

Diego Souza

Se fizessem miss branca podem ter certeza que diriam que era racismo, concordo com você Moisés.

Zé Maranhão

Parabéns Lorena muito linda!!!

ZEBEDEu

MISericordia

Márcio

A tatuagem acabou com tudo

Julio

Estou procurando a beleza e simpática

Vi

Kkkkkk Rai ai viu

Francisco

Muita tatuagem, tirou a beleza

Moisés

Sinceramente acho o nome desse concurso desnecessário, mulher é bonita independente de ser negra parda ou branca, isso serve ainda mais pra fortalecer o racismo, esse negócio de afro cotas já deveria acabar, tem muita mulher negra muito mais bonita parda e branca também então na minha opinião nada de miss afro ou que quer que seja.

silvano silva

boa tarde moises, sua opinião é antiquada e insignificante, obrigado!

JOILSON

SERIA BACANA SE ELA FOSSE BRASILEIRA, QUAL É O PAIS DA AFRICA DELA? ELA PODE SE CANDIDATAR A MISS FEIRENSE AJA VISTA QUE ELA RESIDE EM FEIRA.