Feira de Santana

Receita Federal conclui operação no Feiraguay; Associação diz que 60% dos boxes não foram vistoriados

Todas as mercadorias foram apreendidas e levadas para a capital baiana em caminhões.

Receita Federal no Feiraguay
Foto: Ed Santos/Acorda Cidade

Terminou no início da tarde desta terça-feira (9), a grande operação realizada pela Receita Federal no Feiraguay, em Feira de Santana.

A Operação foi motivada em cumprimento a um mandado de busca e apreensão pela justiça estadual de São Paulo, em favor de representantes de marcas originais.

Ao total, 200 boxes foram vistoriados e muitas mercadorias foram apreendidas, sendo necessário o apoio de caminhões para que toda carga fosse transportada para Salvador.

Em entrevista ao Acorda Cidade, o presidente da Associação do Feiraguay, Sandro Santana informou que mais de 60% dos comerciantes não tiveram os boxes vistoriados devido a legalidade dos produtos.

Sandro Santana
Foto: Ed Santos/Acorda Cidade

“Logo pela manhã por volta das 5h30, meu telefone já começou a tocar e os comerciantes me passaram a informação que o local estava sendo fiscalizado. Me desloquei até aqui, acompanhamos todo processo e dos 640 boxes, apenas 200 foram vistoriados. Isso mostra que mais de 60% do Feiraguay já é legal. Nem tudo foi apreendido, a grande maioria não precisou de fiscalização”, informou.

Cerca de oito caminhões foram utilizados na operação. Segundo o presidente da Associação, não é possível neste momento, informar um cálculo de prejuízo de todos os comerciantes.

“Não é possível fazer um cálculo, mas eu posso adiantar que não foi algo muito grande, porque são pequenos comerciantes que possuem seu atacado, sobrevivem disso e respeitamos essas fiscalizações. No momento eu estava o tempo todo acompanhando as equipes de box em box e não tive como observar a quantidade de mercadorias que foram levadas. Eu sei que a emoção destes comerciantes sempre serão tomadas, porque quando o comerciante vê um prejuízo como este, nós estamos vindo de um pós-pandemia, semana do Dia das Mães, São João, onde todo mundo quer este momento de festa, isso seria um oxigênio nas vendas e acontece isso”, lamentou.

Ao Acorda Cidade, o advogado da Associação, Hércules Oliveira informou que uma defesa técnica será feita para que o Feiraguay como um todo, não seja penalizado.

Hércules Oliveira
Foto: Ed Santos/Acorda Cidade

“Nós recebemos uma citação do poder judiciário referente a esta operação oriunda do estado de São Paulo e verificamos a legalidade do cumprimento do mandado de busca e apreensão nos boxes e tudo dentro da sua regularidade. Vamos preparar agora para fazer a defesa técnica dos autos, já que tivemos acesso ao mandado, mas não tivemos a integralidade do que consta ali, porque a Associação ela acaba figurando no polo passivo da demanda e sendo assim, há uma necessidade de se fazer a defesa técnica. Nós vamos provar que a Associação apenas faz a gerência do entreposto, mas que ela não é distribuidora de mercadorias, porque deixou transparecer que a Associação é quem fornece essas mercadorias para os seus associados”, explicou.

De acordo com o advogado, mercadorias falsificadas não é um problema exclusivo de Feira de Santana.

“Esse é um problema não apenas do Feiraguay, mas um problema do Brasil inteiro. Se você chegar em São Paulo, que é o maior distribuidor, vai ter, se você chegar em Fortaleza vai ter, se você chegar em Maceió vai ter. Hoje, 1/3 das lojas foram fiscalizadas, porém muitas lojas não apresentavam qualquer irregularidade, então você cai aí de 200 boxes para cerca de 150 boxes. O Feiraguay busca marchar esse entreposto através do trabalho que é feito pela Associação, busca marchar dentro da regularidade, claro que nós sabemos que existem questões pontuais, a maioria dos empreendedores daqui hoje são microempresários, fabricação própria dos seus produtos com notas fiscais, tudo dentro de padrões, e se não fosse assim, a Receita teria feito uma operação para fechar todo o entreposto e esta não foi a realidade”, afirmou.

Com informações do repórter Ed Santos do Acorda Cidade

Leia também: Receita Federal realiza grande operação no Feiraguay

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram

Inscrever-se
Notificar de
guest
22 Comentários
mais recentes
mais antigos Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Ubirajara Marinho de Sá

Agora me responda: porquê as lojas dos chineses na conselheiro Franco e adjacências não foram vistoriadas? Será que são panos quentes?

FDS

O federais entraram com sangue nos olhos, representou os Bolsonaroista, faz o L

Corre

Até parece que a federal precisa de autorização pra entrar nesse lugar irregular, fala sério

Tudo lindo

Uma mega operação, 200 boxs foram o que tinha mandato ,o resto foi por prazer mesmo, excelente trabalho

Pode chorar

SO PRA LEMBRAR O CHORO É LIVRE

Paulo

O objetivo do PT é fazer a população ficar na miséria para não se preocupar em reivindicar seus direitos e se contentar com a esmola que o governo dá.

Crispiniano de Santana Silva

Infelizmente estas solicitações sempre acontecem uma vez outra por pedidos dos empresários que se sentem injustiçados com as vendas da marcas registradas de seus produtos sem a devida autorização sabemos que o prejuízos foram grandes aqui pra nós não observamos esta mesma operação em outras cidades e Estados que comercializa os mesmos produtos de diversas marcas.

O povo sem noção

Deixam a politicagem de lado , so tem os entendidos “ justiça estadual de sp nada tem haver com governo da bahia” e mto menos de sao Paulo Poder judiciário nada tem haver com políticos. Se houve o pedido e a justiça acatou junto com a receio federal. ( FEDERAL ) nada tem haver com governo a ou b. Procura estudar pessoal kk

Mario Santana

A receita está certíssima, tenho empresa pago todos os impostos, eles querem viver ilegalidade, não contribuem em nada, tem que ter operações dessas em três e três meses…

Julio souza

Um desorientado desse mandando fazer L kkk naõ vamos fazer o B de abestalhado

Mero CARVALHO

Engraçado o Advogado da associacao e presidente acharam normal a operação, na Camara ja tinha Vereador Psicopata botando culpa no PT

Tirar um pão de cada dia de trabalhadores

O prejuízo aí foi grande viu juntando tudo aí deu uns cento e pouco bilhões ou mais de reais e não foi um prejuízo pouco não viu não foi prejudica pouco não foi um prejuízo enorme faltando alguns dias por dia das mães e aconteceu isso com nossos trabalhadores da nossa cidade de Feira de Santana que estava vendendo para arrecadar dinheiro para botar comida na mesa né os seus familiares

Bilhões!???

Porra, velho.
Cento e poucos bilhões!?!? 🤣🤣🤣
O PIB da Bahia está em torno de 305 milhões.. Se é q vc sabe o q é PIB.. Kkkkk

😂 🤣 🤣 🤣 🤣 Esse defecou pelos dedos kkk 🤣

Esse defecou pelos dedos 🤣 🤣 🤣 bilhões

Gerico

Anderson não fica assim não, logo logo vc recebe o auxílio picanha

Anderson Torres

Para os bolsomínions que estavam mandando fazer o “L”, e que eram para os comerciantes chamarem Zé Neto ou fazer o “J”, está aí as informações mais clara. Trata-se de cumprimento de uma decisão da JUSTIÇA DE SÃO PAULO!!!!!!!!!! Alô bozomínions, FOI A JUSTIÇA DE SP que expediu o MANDADO DE BUSCA E APREENSÃO, logo, NÃO FOI LULA, NEM JERÔNIMO.

ESTUDEM BOSOMÍNIONS PARA NÂO PASSAR VERGONHA!!!!!!!!!!!!!!!

Jerfeson

Kkkkkkkkk esses bolsomínions vivem de Fake, tudo desinformado, Cê tá doído meu kkkkkkk

Carlos

Pra que esconder a verdade, todo mundo viu, fala sério

Miguel

Faz o “L”…

Yuri

amigo, leia o texto “A Operação foi motivada em cumprimento a um mandado de busca e apreensão pela justiça estadual de São Paulo, em favor de representantes de marcas originais.” tudo dentro da lei, tá arraso tem que apreender.

Fernando

Independente do L ou B so sei uma coisa que os comerciantes tomaram um grande prejuízo,

Carlos

Faz o L porquê imbecil… certíssima a fiscalização, tem direito quem direito anda, imagine se vc paga impostos, funcionários e vem uma pessoa lhe cópia e sem gastar ou pagar nada,só obtendo lucro?