Há quase uma semana, a Lagoa do Prato Raso tem sido afetada por incêndios nas áreas de vegetação ao redor do lugar. A suspeita é de que as chamas seja resultado da queima de resíduos no local, já que área é constantemente utilizada para descarte ilegal de lixo e entulho de construção, além de ser alvo da prática de queima de fios para a extração de cobre. “A fumaça está tão forte, que foi necessário sair de casa para dormir em outro local”. Relata David, morador do bairro.
📲 😎SEJA VIP: Siga o canal do Acorda Cidade no WhatsApp e receba as principais notícias do dia.
O corpo de bombeiros verificou o local nesta terça-feira (19). O Coronel Adriano relatou ao Acorda Cidade que as ligações caem diretamente no Centro Integrado de Comunicações (Cicom), que por sua vez encaminham ao setor responsável. Na oportunidade, ele orientou a população a evitar queimadas, pois além de infringir a Lei de Crimes Ambientais (n.º 9.605/1998), que proíbe de forma explícita a prática de queimadas ilegais e determina punições para quem causar danos ao meio ambiente, pode causar prejuízos patrimoniais, como o que aconteceu com o restaurante Kabana’s (relembre aqui).
A equipe do Acorda Cidade buscou esclarecimento com o secretário de Limpeza Pública, Denilton Brito, sobre a limpeza e drenagem da Lagoa do Prato Raso. O secretário informou que a equipe iria avaliar os serviços de limpeza e entulhos, bem como de capinação.
A produção também falou com o superintendente da Soma, João Vianey que informou que a Prefeitura executou uma limpeza na lagoa, permitindo o levantamento topográfico da área, além da restituição dos canais que conduziam as águas pluviais à galeria da Avenida de Canal, mas foi uma etapa inicial. No plano de drenagem, há uma análise completa da Lagoa e, no pedido de empréstimo feito à Câmara, constam os recursos necessários para a intervenção adequada na lagoa e em seu entorno.
Leia também:
Incêndio de grande proporção destrói bar e restaurante na Avenida Fraga Maia em Feira de Santana
Prejuízo em bar na Avenida Fraga Maia pode chegar a 1 milhão de reais, diz empresário
Matéria da estagiária de jornalismo Beatriz Rosado sob supervisão da jornalista Andrea Trindade
Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram