Ilani Silva
Uma grande quantidade pneus foi queimada em terreno baldio, na tarde de sábado, no distrito de Humildes trazendo transtornos aos moradores da região.
Segundo, José Carlos que reside próximo ao local, um caminhão de pneus sai de Feira de Santana com destino ao terreno para queimá-los. Em decorrência da fumaça e das cinzas originadas pela ação, os moradores estão tendo prejuízos financeiros e de saúde.
“O telhado está danificado por causa do pó, o chão está todo preto, a gente limpa duas, três vezes e não dá resultado. O mau cheiro afeta a saúde, até o rapaz que trabalha aqui não quer mais ficar por causa do problema”, disse o morador.
Ele também alega que não é a primeira vez que a queimada ocorre no local e para resolver pretende tomar algumas medidas. “Vamos tentar denunciar ao pessoal do meio ambiente, Ministério Público e a Polícia para identificar o responsável”, informou.
Em entrevista ao site JusBrasil, a Coordenadora Geral de Gestão da Qualidade Ambiental, da Diretoria de Qualidade Ambiental do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), Zilda Maria Faria Veloso explicou que o pneu quando queimado libera componentes químicos pesados e poluentes classificados pelas organizações internacionais como os mais tóxicos já produzidos pelo homem.
Esses elementos não são degradados nem pela atmosfera, nem pelo corpo humano, que desenvolve doenças como o câncer e a infertilidade. As informações são do repórter Ed Santos do programa Acorda Cidade
Confira as fotos de Ed Santos de como ficou o local e a residência do morador José Carlos