PSF realizam cinco mil consultas de planejamento familiar com jovens

Visando proporcionar qualidade de vida aos casais que vão construir uma família ou aos que já têm  família formada, a Secretaria de Saúde desenvolve um importante trabalho de planejamento familiar.
 
Em 2009, foram feitas 35.428 consultas com essa finalidade nas unidades de saúde de Feira de Santana. Deste total, 5.000 foram realizadas entre jovens abaixo de 20 anos, o que comprova a iniciação da vida sexual cedo e a relevância da ação.  O planejamento familiar é feito por profissionais da área de saúde a fim de contribuir para a definição de quando e quantos de filhos o casal pretende ter, o espaçamento entre o nascimento dos filhos, além de proporcionar saúde à mulher e condições de vida digna à família.
 
O trabalho realizado envolve desde palestra sobre uso de preservativos para casais que iniciaram a vida sexual há pouco tempo, à exames e tratamentos como vasectomia e laqueadura tubária para os casais que já possuem filhos e tem idade dentro do permitido por lei, para passarem por esses procedimentos. Segundo lei federal, que trata do planejamento familiar, tanto a vasectomia quanto a laqueadura tubária pode ser feita apenas em homem ou mulher com capacidade civil plena e acima de 25 anos ou com dois filhos vivos.  
 
“O que costumamos levar mais em consideração é o critério idade, já que as chances de uma pessoa com 18 anos, embora tenha dois filhos, se arrepender é bem maior que uma de 25”, explica a médica Rita Reis, coordenadora do Departamento de Saúde da Mulher.
 
Segundo ela, antes que seja feita a cirurgia, é necessário que tanto o médico quanto o paciente analisem bem a situação, já que a vasectomia é irreversível e a recanalização da laqueadura não é disponibilizada pelo Sistema Único de Saúde (SUS).  Baseado nos dados de 2009, com a realização de 361 laqueaduras e 170 vasectomia, Rita Reis ressalta o quanto os homens estão aderindo ao método para evitar a gravidez e não apenas as mulheres, o que, para ela, é bastante positivo. “Acredita que seja resultado do trabalho educativo desenvolvido nos postos do Programa Saúde da Família (PSF)”, disse.

Informações da Secom

Inscrever-se
Notificar de
0 Comentários
mais recentes
mais antigos Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários