Feira de Santana

Protesto: advogados vão paralisar atividades no Fórum Filinto Bastos

O presidente da OAB na Bahia, Luis Viana, disse que como presidente da OAB vai pleitear ao Tribunal de Justiça a solução dos problemas

Daniela Cardoso e Ney Silva
 
Inconformados com as dificuldades que enfrentam há quase 20 anos em Feira de Santana, por causa da falta de estrutura do Poder Judiciário, advogados se reuniram na tarde de ontem (21) e decidiram fazer um protesto no dia 17 de setembro. Eles vão realizar uma caminhada e fechar o Fórum Desembargador Filinto Bastos. A reunião contou com a presença do presidente da seção da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) na Bahia, Luis Viana Queiroz, além de diretores da entidade. 
 

 
Durante a reunião, vários advogados se pronunciaram. Na opinião de José Alberto Daltro Coelho, os juízes pedem muitas licenças e desaparecem da Comarca de Feira de Santana.
 
“É atestado médico para todos os cantos. Nunca vi tanta doença, tanta licença como ocorre com esses juízes em Feira de Santana. Eu tenho viajado para diversas cidades da Bahia e as comarcas todas funcionam. Só em Feira tem esse problema, além disso, eles não atendem advogados” afirmou.
 

 
O advogado José Gomes, destacou o trabalho da mídia, especialmente do Acorda Cidade, que tem produzido reportagens sobre a situação do Fórum.
 
“A mídia tem ajudado constantemente. Eu tenho um rádio e ouço tudo sobre Feira de Santana. Logo cedo já estou com meu rádio ligado ouvindo o Dilton Coutinho na rádio Sociedade. A situação está difícil. Nós não somos atendidos, porque chegam juízes que não gostam de atender advogados. Juiz que não atende advogado é limitado”, disse.
 

 
A advogada Camila Bucari, reclamou das dificuldades que encontra para exercer a profissão.
 
“A principal dificuldade que temos é a falta de juízes. Ficamos quase um ano sem juiz aqui na comarca e agora parece que está resolvido a situação, mas os processos demoraram demais. Outra dificuldade é a questão dos servidores, acredito que o problema é geral, mas em Feira de Santana além de faltar funcionários, falta qualificação, então sofremos muito com isso”, afirmou a advogada. 
 

 
O presidente da OAB em Feira de Santana, o advogado Pedro Mascarenhas, confirma a manifestação dos advogados no dia 17 de setembro.
 
“Ficou combinado com os colegas que vamos fazer essa mobilização  para reclamar da situação do Fórum Os colegas querem tentar diminuir o sofrimento nos processos que estão sendo distribuídos em Feira para tentar melhorar a qualificação técnica do Fórum”, disse.
 

 
O presidente da OAB na Bahia, Luis Viana, disse que o órgão vai reclamar do Poder Judiciário a solução dos problemas, junto ao Tribunal de Justiça.
 
“Os advogados resolveram fazer uma grande mobilização para chamar a atenção e destacar as questões graves da crise em que a cidade se encontra dentro de uma crise maior, que é a crise do Poder Judiciário na Bahia. Temos a esperança de que juntos seremos suficientemente fortes para sermos ouvidos”, destacou.