Feira de Santana

Promotor diz que BRT só deveria ser implantado com modernização do SIT

De acordo com o promotor, é preciso cobrar da prefeitura e da Caixa Econômica Federal as informações que foram solicitadas durante as audiências e que estão ata.

Laiane Cruz

As audiências públicas realizadas nos últimos dias 15 e 17 de dezembro, na Associação Comercial de Feira de Santana, para discutir a implantação do sistema de transporte urbano BRT no município, reuniu dezenas de pessoas. Para o promotor público Sávio Damasceno, antes mesmo da implantação do BRT deve haver um sistema de transporte mais eficiente na cidade. “Só depois que nós tivermos um sistema funcionando como deveria é que nós vamos identificar onde ficam as falhas, para que a gente saiba onde empreender os esforços”, disse.

De acordo com o promotor, é preciso cobrar da prefeitura e da Caixa Econômica Federal as informações que foram solicitadas durante as audiências e que estão ata. Ele avalia que o objetivo das reuniões foi justamente provocar o governo municipal a responder as dúvidas da comunidade, cuja opinião deve ter o poder de modificar a decisão política.

“É um avanço termos tido uma audiência pública aqui em Feira de Santana, muitas manifestações, muitos interesses. Foram requeridas algumas informações, para que posteriormente a gente se manifeste quanto à suficiência dessa audiência e representatividade”, observou Sávio Damasceno, acrescentando que durante a audiência houve muita discussão política, e que não era esse o objetivo.

O secretário de Planejamento Carlos Brito também fez uma avaliação das audiências públicas. Segundo ele, algumas pessoas não querem o projeto por causa das obras que vão acontecer em vários pontos da cidade. Outra observação feita por ele é que não há como tornar o sistema de transporte atual mais eficiente se não houver uma nova licitação. “O BRT vai ser implantado daqui a dois anos e até lá vai deixar essas empresas aí funcionando? Não, o governo fez o que tinha que fazer. O edital de licitação vai ser lançado, novas empresas, ônibus novos, uma nova realidade”, disse.

Nesta sexta-feira (19), será realizada uma nova audiência pública, dessa vez, para discutir a licitação para a concessão do serviço de transporte de passageiros de Feira de Santana. O evento está marcado para as 9h, no auditório do Centro Paroquial Senhora Santana, situado na Praça da República, n° 87.

As informações são do repórter Ney Silva do Acorda Cidade.

Inscrever-se
Notificar de
0 Comentários
mais recentes
mais antigos Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários