Na tarde de quarta-feira (31), moradoras do conjunto Alvorada, no bairro Gabriela em Feira de Santana, contaram com a ação social promovida pelo Projeto Tomate Maduro em apoio à Igreja Nossa Senhora de Aparecida. Mulheres, crianças e adolescentes receberam diversos serviços gratuitos.
📲 😎SEJA VIP: Siga nosso canal no WhatsApp e receba conteúdos exclusivos
Ao Acorda Cidade, Alcione Santos, presidente do projeto, falou sobre a parceria com a igreja que cedeu o espaço para o funcionamento da sede do projeto. Há quatro anos, eles prestam diversos serviços para a comunidade como o curso de cabeleireira. Atualmente já são 70 famílias cadastradas.
“Todas as quartas-feiras a gente tem atividade, tem sopão. A gente tem o cantinho das crianças onde elas ficam enquanto as mães participam das oficinas, tem artesanato para as mulheres, tem orientação jurídica e o apoio que a gente dá às mulheres”, explicou.
A ação foi realizada com o objetivo de valorizar as mulheres da comunidade. Além dos serviços de beleza, o sopão já estava sendo preparado pelos voluntários do projeto. Ao todo, são 12 pessoas dispostas a ajudar.
De acordo com Alcione, o Tomate Maduro não recebe apoio financeiro e conta com a solidariedade dos próprios moradores da comunidade que dividem o que tem.
Alcione ainda revelou que o nome do projeto surgiu de uma dessas doações. Antes de contar com a sede da igreja, as ações aconteciam na própria casa. Uma certa vez, ela recebeu como ajuda, uma enorme sacola de tomates, o que levou ao nome.
“A gente precisava de uma logo, pegamos as pessoas que faziam parte do projeto, cada um deu uma ideia, aí ficou, Projeto Tomate Maduro, um gesto de amor que alimenta”, contou.
Natália Andrade tem um salão de beleza na localidade e resolveu contribuir com a ação solidária através do convite de uma cliente. Ela ofereceu os serviços para aumentar a autoestima das pessoas.
“Aceitamos logo porque estamos aqui para servir as pessoas e abençoar esse projeto. Estamos realizando essa escova e vamos sortear mais pessoas para poder se embelezar”, disse.
Há quatro meses sendo beneficiada pelo projeto, Francisca Souza Conceição, falou ao Acorda Cidade como recebe o apoio.
“Eu pego sopa, roupa que ela dá, móveis também. Ela me ajudou com um sofá. Eu agradeço a Deus e a Alcione que me colocou nesse projeto há uns quatro meses”, afirmou.
Outra moradora que participa das ações é Luciana Caetano da Silva, do Solar da Princesa, na Gabriela. Ela e os quatro filhos recebem o apoio do projeto através das alimentações toda quarta.
“O projeto é bom, é ótimo, é carinho que a gente precisa, a gente chega para ela poder ajudar e sempre eu estou contando com ela. Tem sopa, já estou aqui com minhas vasilhas para pegar”, disse Luciana.
Com informações do repórter Ney Silva do Acorda Cidade
Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram