O Projeto Social Pega Visão reuniu neste final de semana, o grande público com programação de lazer na Praça Dona Pomba, no bairro Rua Nova; a ação realizou mais 450 testes e novas doações em diferentes regiões da cidade nos próximos meses
Setenta e duas crianças e adolescentes de Feira de Santana ganharam óculos doados pelo projeto Pega Visão. Todos passaram por exames de acuidade visual. As entregas dos óculos serão feitas em até cinco dias após os exames.
No total, foram realizados 91 testes em crianças e jovens agendados. Dezenove deles indicaram pela não necessidade do uso de óculos.
Esse foi apenas o primeiro final de semana do Pega Visão. Ao todo, o projeto vai realizar, nos próximos meses, 500 atendimentos em diferentes bairros da cidade. As datas das próximas etapas serão definidas em breve. Feira de Santana é o primeiro município a receber o projeto, que será realizado em outras localidades do Brasil.
O teste de acuidade visual identifica o quanto uma pessoa consegue ver as coisas com maior ou menor nitidez. Ele é o exame mais comum para checar a capacidade funcional da visão de uma pessoa.
Segundo especialistas, com o uso dos óculos e a visão adequada, crianças e adolescentes ganham mais qualidade de vida e passam a ter, inclusive, melhor desempenho na escola e em suas atividades pessoais.
Diversão e serviços
Durante os exames, uma completa estrutura de apoio foi montada para receber as crianças e suas famílias com a presença de um médico clínico geral, que fez consultas gratuitas, além de profissionais para aferição de glicemia e pressão arterial.
Os moradores também puderam cortar o cabelo e fazer aulas de alongamento e de dança, além de massagens rápidas, gratuitamente. Brinquedos infláveis fizeram a alegria da criançada, junto com pipoca e algodão doce que foram distribuídos gratuitamente. Houve ainda uma série de apresentações culturais para divertir o público.
O projeto Pega Visão é uma realização da BW incentiva, através da Associação Fábrica de Saúde, Esporte e Cultura.
Sobre a Fábrica
Fundada em 2007, a Associação Fábrica de Saúde, Esporte e Cultura é uma organização sem fins lucrativos que atua no desenvolvimento e realização de projetos beneficentes e assistenciais voltados à inclusão e transformação social.
Com ações em diversas cidades do Brasil, a Fábrica tem como objetivo oferecer a crianças, adolescentes, jovens e adultos em situação de vulnerabilidade social condições dignas de vida e cidadania, seguindo as diretrizes dos Princípios do Pacto Global e dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) das Nações Unidas.
Em atuação há mais de 15 anos, a Associação é responsável por projetos nas áreas de saúde, esporte, cultura e assistência social que já beneficiaram cerca de 50 mil pessoas pelo país.
Para a execução dos projetos, a Fábrica conta com a colaboração de pessoas físicas e jurídicas. Quer saber como doar e apoiar as ações que impactam tantas vidas? Acesse www.fabrica.ong.br e acompanhe as redes sociais da entidade pelo @fabrica.ong.br.
Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram