Projeto Rondon inicia ações

Feira de Santana e mais 19 municípios da macrorregião serão contemplados com ações nas áreas de saúde, educação ambiental e trabalho, desenvolvidas pelo Projeto Rondon. Professores e alunos de diferentes universidades do Brasil serão responsáveis pelas atividades e participaram da solenidade de abertura do projeto no Estado, no final da manhã do último sábado (16), no Centro de Cultura Amélio Amorim, em clima de festa.

Os participantes do Projeto se apresentaram em Feira de Santana na manhã de sábado, e a primeira missão do 35º Batalhão de Infantaria, conforme o tenente-coronel André Eduardo Bélico foi alojá-los no Batalhão, além de cuidar dos deslocamentos e oferecer as melhores condições. São 194 mulheres e 126 homens.

A operação será desenvolvida em mais três estados, além da Bahia. Também vão ser contemplados Alagoas, Goiás e Tocantins. Ao todo 76 municípios serão atendidos por 1.200 alunos e professores até o dia 30 de janeiro.

O projeto é coordenado pelo Ministério da Defesa e as operações serão coordenadas a partir de Feira de Santana. No município o apoio logístico é do 35º Batalhão de Infantaria. O Projeto Rondon é realizado através de diversos ministérios com apoio das Forças Armadas, proporcionando o suporte logístico  e a segurança necessária às operações. E conta com a colaboração dos governos estaduais e das prefeituras, além da União Nacional dos Estudantes (UNE), e organizações da sociedade civil.

Estudantes e professores universitários vão atuar em cidades baianas como Baixa Grande, Barrocas, Boa Vista do Tupim, Ichu, Ipecaetá, Lamarão, Santa Bárbara e São Domingos, entre outras.

De acordo com o capitão-de-corveta da Marinha Rodolfo Góis de Almeida, as ações são voltadas para a orientação de pessoas carentes e que possam, sobretudo, multiplicar o conhecimento e melhorar a qualidade de vida de forma geral.

“As equipes são compostas por dois professores e seis alunos, e são duas equipes por município. Cada uma vai trabalhar numa determinada área e a idéia é transmitir conhecimento para que possa ser usado em beneficio da população como um todo”, afirma Almeida, completando que o projeto também busca que “os alunos das universidades encontrem uma realidade diferente das que eles têm em suas cidades de origem”.

Presentes na solenidade o secretário de Comunicação Social Edson Borges, representando o prefeito Tarcízio Pimenta, deputado federal Colbert Martins, comandante do 35º Batalhão de Infantaria, tenente-coronel André Eduardo Bélico, capitão-de-corveta da Marinha Rodolfo Góis de Almeida e  coordenador geral do programa e general de Brigada Júlio de Amo Júnior, do Ministério da Defesa.

Informações da Secom

Inscrever-se
Notificar de
0 Comentários
mais recentes
mais antigos Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários