Feira de Santana

Projeto prevê implantação de subprefeituras nos distritos de Feira de Santana

Ao serem definidos os serviços, demandados por cada distrito, o projeto será levado à Câmara Municipal.

Secretaria de Agricultura, Recursos Hídricos e Feiras Livres (Foto: Ney Silva/Acorda Cidade)
Foto: Ney SIva/Acorda Cidade

A cidade de Feira de Santana é composta por oitos distritos: Bonfim de Feira, Humildes, Ipuaçu (Governador João Durval Carneiro), Jaguara, Jaíba, Matinha, Maria Quitéria e Tiquaruçu. Em vista disso, a implantação de subprefeituras nos distritos de Feira de Santana é um projeto que está sendo pensado pela Secretaria Municipal de Agricultura (Seagri) com o objetivo de garantir às populações rurais um maior atendimento das suas demandas e a garantia de seus direitos e necessidades.

“O prefeito Colbert e eu conversamos muito sobre a necessidade de implantação urgente das subprefeituras nos distritos de Feira de Santana. Os distritos rurais necessitam de um serviço público mais presente. A gente sabe das dificuldades e da extensão territorial que Feira de Santana possui e isso fez com que o prefeito Colbert publicasse um decreto que saiu no nosso Diário Oficial com o objetivo de implantarmos essas subprefeituras nos distritos,” relatou Pedro Américo Lopes, Secretário Municipal de Agricultura de Feira de Santana.

Secretário de Agricultura, Recursos Hídricos e Feira de Santana (Foto: Ney Silva/ Acorda Cidade)
Foto: Ney Silva/ Acorda Cidade

Pedro Américo explicou que nesse primeiro momento a Secretaria de Agricultura irá realizar a avaliação.

“A Secretaria de Agricultura, hoje, oferece alguns serviços como o ITR, o Incra, a Declaração de Sementes, então o Agricultor precisa sair do seu distrito, com toda dificuldade que se tem com transporte para poder pegar uma declaração e conseguir sua aposentadoria. Então, entendemos que os serviços da Seagri deveriam ir para a zona rural e nesse processo de diálogo com o prefeito ampliou-se a ideia de não só levar o serviço da Secretaria de Agricultura, mas levar os serviços da prefeitura como um todo e aí nasce o projeto das subprefeituras nos distritos de Feira de Santana,” explicou o Secretário de Agricultura.

Em entrevista ao Acorda Cidade, o Secretário infomou que nesse estágio do projeto está sendo avaliado quais são os serviços mais demandados por cada distrito.

“Primeiro temos que saber quais são os serviços que vão ser implantados nas subprefeituras. E até agora já foram identificadas 14 secretarias que podem ter um papel fundamental e mais presente dentro das subprefeituras. E ao serem definidos os serviços nós vamos buscar o processo de implantação,” descreveu.

Um Projeto de Lei será enviado à Câmara Municipal para que seja viabilizada a instalação das subprefeituras.

“Quando fecharmos quais são os serviços que vamos oferecer, naturalmente precisaremos de um Projeto de Lei para ser apreciado na Câmara dos Vereadores para instalarmos esses serviços, já que estamos propondo mexer na estrutura administrativa da prefeitura. A subprefeitura em si, o funcionamento dos serviços em si, não precisa de uma lei, mas para criar a subprefeitura do ponto de vista administrativo, com o cargo de subprefeitos, além da ideia de criarmos um Conselho Gestor para termos a representação da sociedade civil e também do poder público municipal no processo de acompanhamento de resolutividades das questões ligadas às subprefeituras, então, nessa perspectiva, nós vamos enviar um Projeto de Lei à Câmara,” elencou.

Contratações

Pedro Américo disse ao Acorda Cidade que nesse momento é necessário usar a mão de obra que já se tem.

“Mas cada Secretaria vai definir o seu papel. Naturalmente, quando você amplia o serviço, você amplia a necessidade de servidores também para fazer com que o serviço possa acontecer a contento. Sempre denfendi a ideia de termos servidores públicos através de concurso, esse é um desafio que temos na gestão pública. Mas primero vamos definir quais são os serviços, qual é a infraestrutura necessária, quais são os veículos necessários, quais os equipamentos necessários, quais as máquinas que podem estar dentro desse processo e definido isso podemos definir o modelo de gestão,” disse.

O foco é ampliar os serviços e melhorar o atendimento para o morador e moradora da zona rural.

“Eu acredito que o interesse da administração pública é fazer com que o serviço aconteça, quanto mais rápido a gente conseguir fazer, mas de forma bem feita, de forma pensada e objetiva, preocupada com o atedimento à população melhor será. Nosso objetivo é ter atendimento e criar solução para a população. Então se a gente conseguir alugar um imóvel e implantar em um distrito primeiro será uma vitória para a população como um todo, porque, naturalmente, vamos fazer com que isso seja gradativo e possamos atingir os distritos que é um interesse do prefeito Colbert e de toda a gestão,” ressaltou.

As informações são do repórter Ney Silva do Acorda Cidade.

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José Reis

Estudo que deve ser feito JUNTO, em parceria, com a comunidade distrital. A preocupação do povo é com os “cargos” apadrinhados, “amigos” políticos em funções específicas, políticos oportunistas etc etc sem contar os “GASTOS” 💸💸💰💰 para implementar e manter projeto deste porte e, no fim, se criarem mais elegantes brancos sem estruturas e nepotismo com verbas públicas. Guardem estas palavras para filmes reprisados. Políticos só ligam prá políticos.

Crispiniano de Santana Silva

A ideia não é ruim não só precisa colocar pessoas capacitadas para gerir estas sub prefeituras dos Distritos com intuito de melhorar as condições dos moradores

Fora Colbert

Mais gente lambe botas de Colbert! Esse governo é um inferno!!! Nunca se importaram com os distritos e agora querem implantar subprefeituras pra botar mais cabedal eleitoral… Concurso que é bom, não interessa a esse lote xxxxx!

Buiu

Mais cabide de emprego, mais custos ao cidadão, é uma vergonha essa gestão municipal que temos! Prefeito e vereadores horríveis