O Projeto Mãos Valiosas, localizado na Rua Santa Cruz, nº 634, no bairro Jardim Cruzeiro, em Feira de Santana, está realizando atendimento psicológico e nutricional. Além dos serviços de saúde, as ações do grupo são voltadas para os mais necessitados.
O projeto realiza ações pontuais em momentos como Natal, Páscoa, Dia das Mães, Setembro Amarelo, entre outras, atendendo pessoas em situação de vulnerabilidade social e econômica, pessoas carentes e em situação de rua.
“O principal objetivo do projeto não é só levar alimento, roupa para quem precisa, mas o nosso lema é levar amor por onde a gente passa. Sempre que encontramos pessoas em situação de rua ou até mesmo em casa com situação de falta de alimento, de fome, nós levamos uma palavra de conforto, um abraço, uma oração, além de suprir a necessidade física daquela pessoa, naquele momento”, explicou ao Acorda Cidade a voluntária, Leolízia Cordeiro.
Ela informou que os voluntários do projeto são diversos e que eles fazem a sua parte de acordo com as ações que mais se identificam e que tem como ajudar. Antes das atividades, eles se reúnem na sede, conversam e trocam experiências para que cada um possa desenvolver os trabalhos da melhor maneira possível.
“A gente já conhece o perfil de cada voluntário, tem aqueles que se identificam com as ações de rua, com a visita, tem aqueles que ajudam no marketing, então cada um tem o seu dom, sabe aquilo que domina e vai se encaixando”.
O Mãos Valiosas já realizou atendimento odontológico e o Dia D do Psicólogo. Agora eles estão oferecendo atendimento psicológico à longo prazo e nutricional graças ao apoio e ao voluntariado de pessoas da área da saúde. Para participar, as pessoas devem entrar em contato com a equipe, que realizará o cadastro, o agendamento e marcação dos encontros que são realizados na sede.
“O atendimento psicológico surgiu de uma ação. Depois da pandemia, muita gente com crise de ansiedade, a demanda foi muito grande. Muitos profissionais se disponibilizaram para continuar o atendimento, principalmente daquelas pessoas que tiveram o atendimento no dia D do Psicólogo, para que o tratamento tivesse efeito. Porque a terapia precisa ser feita constantemente, então a gente continuou a juntar esses profissionais com atendimento, depois chegaram nutricionistas querendo participar, então hoje o nosso projeto oferece esse atendimento psicológico e nutricional”, conta.
O projeto não recebe apoio de nenhuma instituição e nenhum órgão público, mas a voluntária fala que a comunidade e muitas empresas da cidade abraçam a causa. Apesar disso, para ampliar as atividades é necessário que a sociedade participe mais efetivamente das ações sociais.
“Sonhamos em poder ajudar muito mais, gostaríamos de ampliar mais as ações na área da saúde. Somos gratos a tudo que conseguimos realizar até aqui, já tivemos atendimento odontológico na sede e quem sabe nós conseguimos mais parcerias na área de saúde para gente poder conseguir atender mais a população feirense que tanto precisa”, concluiu.
Veja como ajudar:
Doações de qualquer valor via Pix: 75983514647
Veja por onde acompanhar as ações:
WhatsApp – 7598351-4647 / Instagram – @maos_valiosas_reserva
Leia também:
Projeto Social doa pizzas neste sábado (10) para moradores em situação de rua; veja como participar
Com informações do repórter Ney Silva do Acorda Cidade
Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram