O projeto social Mamãe Bebê foi idealizado em 2018 pela psicopedagoga Deise Rodrigues e iniciado de forma efetiva em 2021. O objetivo do projeto é ajudar famílias em situação de vulnerabilidade social, oferecendo auxílio para a construção sociofamiliar na chegada de um novo membro.
Inicialmente, o grupo era composto por quatro pessoas, mas, com o tempo, outras pessoas foram convidadas e se sentiram tocadas a participar dessa iniciativa. Atualmente, o projeto conta com 18 membros que arrecadam itens diversos, tais como banheiras, baldes, bacias, calçados, produtos de higiene, fraldas de pano e roupas em geral, como informou a psicopedagoga Deise.
“De forma especial, o projeto acolhe as mães com doações de roupas, peças íntimas como camisolas, calcinhas, sutiãs, produtos de higiene pessoal, sandálias e toalhas de banho. Além disso, o projeto realiza chá de fraldas para atender da melhor forma as mães que buscam o projeto social”, elencou.
As mães que possuem o interesse de participar do projeto podem entrar em contato para realizarem uma entrevista.
“O projeto não conta com o apoio de profissionais da área de saúde, como assistentes sociais e psicólogos, não recebeu nenhum apoio governamental”, disse.
Como as doações funcionam
Mais de 25 famílias já foram beneficiadas pelo meio do projeto social.
“Como as famílias não têm condições de custear o enxoval, o projeto entra com o auxílio por meio de doações. Cada membro do grupo se disponibiliza para as doações juntamente de ações de arrecadação, e após a arrecadação de todos os materiais nos organizamos e fazemos as doações às famílias”, apontou.
O projeto não possui um espaço próprio, segundo relatou a psicopedagoga antes da interdição do Parque da Lagoa os encontros eram realizados lá e depois passaram a ser realizados na casa dos próprios membros.
“Recentemente, foi cedido um espaço de forma provisória pela comunidade Paroquial São Roque, no distrito de Matinha, para ser um local de encontro para realização das reuniões, e a quem somos gratas pela acolhida”.
Deise abordou que a sociedade pode ajudar por meio de doações de materiais e divulgando o projeto.
“Gostaríamos de ter o nosso próprio espaço para melhor atender as famílias necessitadas. Contamos com o apoio da Clínica de fisioterapia e Pilates Renove, localizada na rua Aloísio Rezende, nº 190, no Centro, como ponto de arrecadação”, compartilhou.
Quem tiver interesse em ajudar ou conhecer mais sobre esta ação pode seguir o perfil do projeto social Mamãe e Bebê no Instagram @_projetomaebebe
Com informações da produtora e jornalista do Acorda Cidade Maylla Nunes
Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram