Com o objetivo de oferecer novas oportunidades a crianças e adolescentes do bairro Lagoa Grande, em Feira de Santana, nasceu em 2024 o projeto Estrelas da Paz, idealizado por Alexsandro Estrela de Sena, mais conhecido como Léo Estrela. Um ano após sua criação, a iniciativa já alcançou cerca de 150 jovens.
“Esse projeto nasceu da vontade de transformar a realidade de muitas crianças e adolescentes da nossa comunidade, oferecendo a ela oportunidades saudáveis, educativas e culturais”, contou Léo Estrela ao Acorda Cidade.
Segundo Léo, o projeto tem alcançado cada vez mais jovens. Apesar do impacto positivo, eles enfrentam dificuldades para manter a ação social. Com apoio de alguns familiares e amigos, ele luta para continuar com a iniciativa. Na garagem da mãe e nas praças 1 e 2 do bairro eles realizam as atividades.
“Esse é um desafio bastante complicado até hoje, porque só tenho um apoio meu, só eu, minha mãe e meus irmãos que me apoiam. É complicado, muito difícil. A gente vai enrolando de um lado, corre atrás de outro, mas é desse jeito que a gente vai tentando encaminhar. Mas desistir, jamais”, frisou.
As atividades oferecidas pelo Estrelas da Paz incluem modalidades esportivas e culturais como boxe, aeroboxe, dança, com o swing baiano, baleado e percussão. Além de promover mais saúde e bem-estar, o objetivo é tirar a garotada das ‘telas’ e aproximá-las de práticas mais saudáveis e criativas.
“Na percussão estamos formando também uma menina que já está cantando, temos percussionistas, tudo para incentivar as crianças, algo que chame a atenção delas, que saia do celular, que saia das telas da televisão, distraidamente.”
Para participar do projeto, é necessário apenas estar matriculado na escola e ter o termo de responsabilidade assinado por um responsável. Outro critério importante é manter um bom comportamento tanto no projeto como na escola.
Léo acredita que o esporte e a cultura são ferramentas fundamentais para transformar a vida das pessoas. “Através do esporte podemos mudar bastante nossa mente, mudar o pensamento. Temos algo para ocupar, em vez de ficar na tela do celular, na frente da televisão, que está nos causando bastante doença. Podemos crescer. É uma atividade que pode se tornar uma profissão futuramente”, disse em entrevista ao Acorda Cidade.
Mesmo enfrentando dificuldades para continuar com o projeto, os planos de Léo não são pequenos. Ele planeja não desistir e continuar lutando para que tantas outras pessoas possam ser alcançadas pela promoção do esporte e da educação em suas vidas.
A ideia é expandir as atividades para outros bairros de Feira de Santana e até levar o projeto a outras cidades, com novas modalidades e ações pedagógicas. Além das praticas diárias, o projeto promove ações durante todo ano.
“Estamos com interesse de reforços escolares para as pessoas também já mais velhas, que têm interesse de aprender a ler, a escrever, pessoas que têm interesse de fazer atividade física também, pessoas idosas. Deixando bem claro que tudo isso é gratuito”, frisou.
Quem quiser colaborar com o projeto pode entrar em contato pelo WhatsApp (75) 98287-7712, seguir o perfil no Instagram @projetoestrelas_oficial ou falar diretamente com Léo Estrela pelo perfil @leoestrelafsa.
As atividades são realizadas na Rua Vanderlândia nº 371, no bairro Lagoa Grande.
Com informações do repórter Paulo José do Acorda Cidade
Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos canais no WhatsApp e Youtube e grupo de Telegram.