Com foco na educação para a cidadania, o projeto “Eleitor do Futuro” chegou ao colégio Assis Chateaubriand, em Feira de Santana, nesta quarta-feira (24). O projeto, que é uma iniciativa da Escola Judiciária Eleitoral da Bahia (EJE-BA), consiste em apresentar os conceitos de democracia, de cidadania, política, além de destacar a importância do voto consciente para os estudantes.
📲 😎SEJA VIP: Siga nosso canal no WhatsApp e receba conteúdos exclusivos
Entre as atividades também foi realizada uma oficina de eleição, onde os alunos utilizaram as urnas eletrônicas, numa simulação, onde eles foram os candidatos, os mesários e também os eleitores.
A estudante Fernanda Damasceno, aprovou a iniciativa. “Achei o projeto muito importante para entender sobre como votar e achei muito divertida e muito eficaz a apuração dos votos”, analisou.
Silas Gomes de Santana, que é analista judiciário do Tribunal Regional Eleitoral destacou ao Acorda Cidade que o projeto propõe uma formação cidadã desses jovens. “Na Escola Judiciária Eleitoral do TRE na Bahia, temos alguns projetos voltados para públicos diversos. E o Eleitor do Futuro é um projeto voltado para alunos do fundamental II”, disse.
Silas observou que a simulação das eleições em sala de aula é uma atividade em que os alunos se envolvem muito. “Essa é uma atividade muito prática, onde eles conseguem entender como funciona a eleição”.
Antes de Feira de Santana, o projeto Eleitor do Futuro já passou por diversas cidades da Bahia como Vitória da Conquista, Ilhéus, além de cidades da região metropolitana de Salvador.
O analista judiciário do TRE ainda falou sobre os trabalhos do órgão na preparação para as eleições municipais, que vão ocorrer em outubro deste ano. “Estamos agora na fase das convenções partidárias e internamente as zonas eleitorais já começaram a trabalhar com os registros de candidatura na medida que os processos forem sendo iniciados. O TRE tem trabalhado e temos uma expectativa de que esse ano as eleições serão ainda mais ágeis”, afirmou.
Com relação a convocação dos mesários, Silas informou ao Acorda Cidade que o sistema de convocação já começou a ser preparado para o início da convocação.
Com informações do repórter Ney Silva do Acorda Cidade
Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram