Feira de Santana

Projeto de restauração do antigo prédio da Santa Casa de Misericórdia é apresentado

Célia Batista, diretora do Sesc, afirmou que está satisfeita com o projeto, pois o principal objetivo, que é o restauro do prédio da antiga Santa Casa de Misericórdia para ser transformado em um equipamento moderno, mas preservado, está sendo realizado.

 

Daniela Cardoso
 
A apresentação do projeto de restauração do antigo prédio da Santa Casa para implantação de um Centro Cultural e do restaurante do comerciário foi realizada nesta quinta-feira (16) em Feira de Santana. O valor da obra é em torno de 20 milhões de reais em recursos próprios do Sesc
 
O arquiteto Valdinei Nascimento lembrou que o projeto tem um conjunto de edificações para formar um único espaço institucional. “Ele é composto de um restaurante dos comerciários, tem um teatro para cerca de 300 lugares, galerias de arte, café, enfim é um programa vasto”, disse.
 
Ele afirmou que existem vários desafios, principalmente no que diz respeito a restauração. “O velho casarão está em estado de ruína. uma deterioração enorme do material. É um grande desafio, porque teremos que fazer a restauração da arquitetura de barro”.
 
O engenheiro, Nilson Batista, infirmou que o projeto inicial tinha apenas a construção do restaurante do comerciário, mas que com a doação do casarão buscou-se agregar a ele uma série de atividades.
 
“Essas atividades vai contemplar a comunidade feirense com um centro cultural e gastronômico que certamente valorizará todo o entorno e o próprio imóvel garantindo as características técnicas que existiam na época”, declarou.
 
O presidente do Sindicato do Comércio de Feira de Santana, José Carlos Morais Lima, disse que está sendo feito um trabalho de recuperação de materiais e que no início do próximo ano deve começar a obras. “Eu estou muito confiante. Essa obra tem uma importância enorme para a cidade que perdeu muitos prédios históricos”, salientou.
 
Célia Batista, diretora do Sesc, afirmou que está satisfeita com o projeto, pois o principal objetivo, que é o restauro do prédio da antiga Santa Casa de Misericórdia para ser transformado em um equipamento moderno, mas preservado, está sendo realizado.  
 
De acordo com ela, os editais estão em fase de construção e a tramitação da documentação para o início das obras deve estar pronto em outubro. “Na verdade o que existe é uma demora burocrática, mas os recursos foram liberados”, afirmou
 
As informações são do repórter Paulo José do Acorda Cidade 
Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais recentes
mais antigos Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários