Feira de Santana

Projeto de modernização do Feiraguay é apresentado na CDL

O evento foi presidido por Zé Neto que colocou uma emenda para custear a parte elétrica do projeto em parceria com o governo do estado.

Audiência pública discute projeto de modernização do Feiraguay -
Foto: Paulo José/Acorda Cidade

Na noite desta sexta-feira (10), um grande público compareceu na Câmara Dirigente dos Lojistas (CDL) em Feira de Santana para acompanhar a Audiência Pública que discutiu e apresentou o projeto de modernização do Feiraguay, o maior comércio informal do norte-nordeste, criado desde a década de 80, após a reorganização dos ambulantes que atuavam na Sales Barbosa. 

O evento foi presidido pelo deputado federal José Neto que colocou uma emenda para custear o projeto em parceria com o governo do estado. Comerciantes, empresários, vereadores e a sociedade civil participaram do evento como a presidente da Câmara Municipal, Eremita Mota, os edis, Jonathas Monteiro, Silvio Dias e Ivamberg Lima.

Audiência pública discute projeto de modernização do Feiraguay - ft Paulo José - Acorda Cidade5
Foto: Paulo José/Acorda Cidade

Ao Acorda Cidade, Zé Neto falou sobre a importância de investir no entreposto comercial com o intuito de atrair ainda mais a geração de renda para Feira de Santana. A obra será executada através da Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia (Conder), mas ainda não há data para iniciar. Zé Neto estimou um valor total de 4 milhões para conclusão da obra.  

“O Feiraguay é um exemplo de organização de um setor que era informal e hoje uma grande parte já está na formalidade. Quero parabenizar a associação, a Sandro e ao vereador Luiz da Feira. Os comerciantes tiveram a oportunidade de ver a primeira parte do projeto que é a parte de construção das laterais e das fachadas e o segundo é a parte hidráulica, elétrica, a parte de drenagem e a parte de estrutura toda de dentro que já é um processo que já estamos encaminhando. Mas, esse primeiro processo está entregue aqui agora”.

Segundo o deputado, uma comissão com seis pessoas foi formada para prosseguir com os encaminhamentos da modernização do espaço, para estudar, fiscalizar e aprovar a melhor proposta de execução para benefícios dos envolvidos, principalmente os comerciantes que trabalham no local. 

Ainda de acordo com Zé Neto, a partir do momento em que um acordo sobre horários para execução da obra seja acordado com os comerciantes, a licitação será feita para dar prosseguimento ao projeto. 

“A licitação só vai sair na medida em que os comerciantes digam que está tudo ok, os horários serão esses, as condições são essas e a gente vai fazer as coisas como sempre foi da nossa prática, ouvindo quem está na ponta porque é quem sabe mais. Ficou marcado para terça, às 8h, com a comissão para dividir os horários e a segregação dos espaços”. 

A princípio a ideia é dividir o Feiraguay em quatro regiões e enquanto uma delas estiver sendo revitalizada, os comerciantes continuam trabalhando, mas essa é uma das formas que ainda serão discutidas entre a associação e a comissão formada. 

Audiência pública discute projeto de modernização do Feiraguay -
Foto: Paulo José/Acorda Cidade

O presidente da Associação dos Comerciantes do Feiraguay, Sandro Santana, falou de forma positiva sobre a revitalização do espaço na perspectiva de continuar atraindo mais serviços e clientes para o espaço. 

“O Feiraguay está há 28 anos na Praça Presidente Medici e nesse momento com uma emenda de mais de 2 milhões de reais para serem investidos nessa revitalização, nessa nova cara, faz com que todo mundo fique ainda mais motivado a continuar empreendendo no Feiraguay. Eu acredito que a obra saí, porque se Feira de Santana tem o Feiraguay como um local importante, um dos principais pontos turísticos e que entrega mais de 6 mil empregos com toda sua zona comercial, não tem porque travar algo desse tipo”, disse. 

Audiência pública discute projeto de modernização do Feiraguay -
Foto: Paulo José/Acorda Cidade

O vereador Luiz da Feira trabalha na Casa da Cidadania, mas também tem um empreendimento no Feiraguay. Ele agradeceu pela proposta e a dedicação de todas as partes envolvidas. “Estou sendo vereador, mas quando não der certo, sou camelô, comerciante do Feiraguay. Hoje, a palavra é gratidão a nossa associação, ao vice-presidente que é meu sobrinho e agradecer a Deus, ao nosso deputado Zé Neto que fiz esse pedido de 2,5 milhões dessa primeira etapa, mas vai ter a segunda. Agradecer ao nosso governador que abraçou, que eu sempre cobrei para ajudar a nossa família Feiraguay”, disse o vereador. 

O comerciante Roque Pedro de Brito Júnior também trabalha no entreposto comercial. Conhecido como Júnior Imports, um dos vendedores mais antigos do Feiraguay, durante a audiência ele indagou a mesa sobre a possibilidade de parceria entre os governos estadual e municipal para implementação da reforma. 

“A gente vê no período eleitoral muitas ideias surgir e não são ideias práticas, que não é o caso daqui. Minha curiosidade é para que não aconteça, como no Tomba e em outros lugares que o governo do estado não esteve alinhado com a prefeitura e a obra acabou saindo pela metade ou quase nem saindo. Ali é uma área que quem administra é a prefeitura, então não adianta a gente vir aqui, ouvir o projeto, visualizar, começar a sonhar e não ter. A gente quer saber realmente se a prefeitura está alinhada com esse projeto de revitalização do Feiraguay”, observou o comerciante. 

Audiência pública discute projeto de modernização do Feiraguay -
Foto: Paulo José/Acorda Cidade

Ao Acorda Cidade, Roque Pedro ressaltou a importância de renovar o espaço para alavancar o poder do comércio da região. 

“A proposta inicial é prejudicial ao comerciante do Feiraguay. Essa interdição seria prejudicial nesse momento econômico que estamos vivendo no país. Realizar a obra, mas com conversa, planejamento de forma que ela aconteça sem prejudicar o comerciante”, destacou.

Com informações do repórter Paulo José do Acorda Cidade

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram

Inscrever-se
Notificar de
0 Comentários
mais recentes
mais antigos Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários