Shoppings centers, galerias e supermercados podem ser obrigados, por lei, a funcionar sob a prevenção de um gerador de energia elétrica, em Feira de Santana. É o que pretende o vereador Reinaldo Miranda, o Ronny, através de um projeto de lei em tramitação na Câmara Municipal. A proposta entraria em discussão na sessão desta segunda-feira (29), mas foi solicitado pedido de adiamento pelo vereador David Neto.
“Todos sabem dos transtornos causados para as pessoas presentes em locais como shoppings e grandes supermercados, quando ocorre a falta de energia elétrica e não existe o gerador. Creio que essa é uma matéria da maior importância para a população”, disse o vereador Ronny, ao justificar o projeto. Ele concordou com o pedido de adiamento, por duas sessões, e disse esperar que o colega David Neto possa contribuir com alguma sugestão.
Em relação aos supermercados, o alvo do projeto são as lojas com área de venda igual ou superior a 1 mil metros quadrados. Os equipamentos de geração de energia devem ter partida automática e ser interligados ao circuito de emergência, para que possam entrar em operação imediatamente após a falta de energia. As empresas serão obrigadas a contratar profissional legalmente habilitado para elaborar e executar o dimensionamento do equipamento do gerador. Projeto e execução devem ser registrados no CREA. As empresas terão prazo de 180 dias para se adequar à lei. Há multa prevista da ordem de R$ 50 mil em caso de descumprimento da medida. Em caso de reincidência, a penalidade passa a ser de R$ 150 mil. As informações são da Ascom/CMFS.