Feira de Santana

Projeto conscientiza condutores de “cinquentinhas” em Feira de Santana

3ª Ciretran e Polícia Militar firmam parceria para alertar condutores sobre a importância de utilizar os equipamentos de segurança

Acorda Cidade

A 3ª Ciretran de Feira de Santana e a Polícia Militar da Bahia estão promovendo um projeto de conscientização para condutores de ciclomotores. A iniciativa visa alertá-los sobre a importância da utilização dos equipamentos de segurança visando à redução dos índices de acidentes no trânsito de Feira de Santana.
 
A ação consiste na realização de palestras para condutores autuados em blitzes realizadas nas ruas da cidade. De acordo com o soldado PM Adiel Brilhante, para retirar o veículo apreendido o indivíduo precisa participar da palestra, onde são apresentadas normas de circulação, itens e equipamentos de segurança obrigatórios, legislação de trânsito, dentre outros temas.
 
“Percebemos um crescimento dos índices de acidentes envolvendo estes veículos nas ruas de Feira de Santana, e esta realidade é preocupante. São condutores sem permissão para conduzir veículo de duas rodas e também sem o uso do capacete, principal item de segurança para os motociclistas. E, pelo fato destes veículos não possuírem identificação, muitos condutores cometem uma série de infrações, como avanço de sinal e velocidade, trafegam pelos passeios e demais locais proibidos. A nossa meta é reverter estes números”, explica Adeil Brilhante
 
Autorização
 
De acordo com o coordenador da 3ª Ciretran, Silvio Dias, para conduzir ciclomotores o condutor precisa ser habilitado na categoria A ou possuir a ACC (Autorização para Conduzir Ciclomotores). O procedimento para adquirir a permissão para conduzir veículos de até 50 cilindradas, as famosas “cinquentinhas”, é semellhante à retirada da primeira habilitação. Em seguida, o candidato deverá realizar os exames médico e psicológico.
 
“O cidadão interessado precisa dirigir-se à 3ª Ciretran, munido de documentos como RG, CPF e comprovante de residência, comprar o laudo para ACC no valor igual ao de primeira habilitação, R$95,00”, explica.
 
Conforme destaca Silvio Dias, com relação ao exame de Direção Veicular, o conhecido Exame de Rua, as auto escolas não serão obrigadas, caso, não queiram, a adquirir as motonetas de 50 cilindradas. “Nesse caso, tanto as aulas práticas, quanto o exame de rua serão realizados, excepcionalmente, na motoneta do candidato, o qual deverá indicar através de plotagem que se trata de veículo de aprendizagem”, esclarece. A 3ª Ciretran está situada na Rua A, Complexo Policial, Conjunto Jomafa. 
Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais recentes
mais antigos Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários