Acorda Cidade
Um projeto de Feira de Santana foi criado para ajudar gestantes e mães de recém-nascidos através do celular, em meio à pandemia do coronavírus. O objetivo do "Fale com a Parteira" é tirar dúvidas dessas mulheres que não estão podendo fazer acompanhamentos presenciais. Luciane Alves, enfermeira obstetra há 27 anos, criou o projeto depois que apresentou suspeita do Covid-19 e precisou ficar afastada dos atendimentos.
"O projeto é 100% voluntário, 100% online e visa unicamente tranquilizar as gestantes que estão ou no início ou no meio ou no final da gestação. Foi um grupo comprometido do parto ao nascimento, principalmente em manter as nossas conquistas, as boas práticas, a atenção ao parto humanizado respeitoso", explicou Luciane.
Na equipe, são 10 enfermeiras obstetras e mais oito colaboradores que se revezam em escala, ficando online 24h. Nos primeiros cinco dias do projeto, quase 50 mulheres foram atendidas pelo whatsapp.
"As dúvidas mais comuns é com relação às mudanças do pré-natal, que a orientação da nota técnica é que o pré-natal seja espaçado. Quando que elas vão poder voltar a frequentar o posto, como que elas vão poder frequentar e se devem ou não fazer ultrassom de recreio. É aquela ultrassom que dá para saber o sexo", disse Luciane.
Para entrar em contato com o projeto, a mulher deve encontrar o perfil @falecomaparteirafeiradesantana, entrar no link e falar no grupo "preciso de ajuda". Dessa forma, as voluntárias entrarão em contato.
"Elas atenderam muito rápido. Foi me explicando tudo o que estava acontecendo, que era normal, que pode ter sido ansiedade, e eu fui me tranquilizando. Como a gente não pode estar se deslocando até o posto para estar tirando dúvidas com os médicos, devido a essa pandemia que a gente esta vivendo, para a gestante tem sido uma salvação", contou a dona de casa Vanessa Silva.
Fonte: G1/TV Subaé