Neste dia 8 de janeiro, o Programa Acorda Cidade completa mais um ano de existência. Já são 28 anos de história que começa de segunda a sábado, em todas as manhãs e se estende ao longo do dia, refletindo no movimento da cidade, do estado e do país, assim como nos anseios de vivências das pessoas.
Nesta data que já se aproximam quase três décadas de trabalho, compromisso, credibilidade e responsabilidade, o público que é protagonista do programa, dá o seu testemunho assim como expressa o seu reconhecimento e admiração pelo projeto. Este que se estende também a outras plataformas, como o site Acorda Cidade e que é comandado pelo radialista Dilton Coutinho.
E toda essa admiração se refletiu as diversas homenagens exibidas no programa hoje. A exemplo de João Mascarenhas, cinegrafista da Tv Subaé, que destacou o que o programa representa para o município.
“É um projeto familiar. E quando falamos familiar, não é só sua esposa e seus filhos, mas seus irmãos que lhe acompanharam e torceram por você. Dilton, você é um espelho para quem deseja seguir a carreira jornalística em Feira de Santana, mas também, ressalto que quem ganhou foi a população, um programa de rádio que ouve e que ajuda os pobres”, frisou.
Assim como João Mascarenhas, a professora Marilene Brito também comemorou os 28 anos do programa de jornalismo comunitário.
“São 28 anos de ajuda humanitária, de oportunidades que você dá para os jovens que ingressam e se preparam para a vida, meus parabéns”.
Além do ouvinte diário, não há um testemunho melhor do que de alguém que vivenciou o programa de perto. Para a ex-repórter Adriana Matos, o Acorda Cidade é, acima da empresa, uma família.
“Parabéns para o Acorda Cidade, é uma honra poder fazer parte desta história, nós todos já sabíamos que daria certo. É mais de que um programa, é mais que uma empresa, é uma família”.
O prefeito de Feira de Santana, Colbert Martins Filho, também aproveitou para parabenizar a equipe. Colbert reforçou que o sucesso, precisa ser dividido.
“É um dia de alegria e comemorações. O sucesso se divide e é importante que ele seja mais amplo, porque todos colaboram com uma parte importante para que esse sucesso venha. Parabenizo também Dilton que coordena todo esse grupo, esse grande organizador”, ressaltou.
Além das participações no estúdio, o Acorda Cidade também colheu relatos dos ouvintes nas ruas de Feira de Santana. O mecânico Antônio Guimarães é admirador muito antes do programa ter iniciado. Ele relembrou ainda à época em que consertava o carro de Dilton, um Fiat Panorama.
“Desde a Rádio Subaé eu acompanho Dilton. Eu cuidava do Panorama dele, a gente consertava quando ele levava. Quero parabenizar o programa e dizer que eu deduzo o Acorda Cidade, como: saiu de Dilton ou do site, é verdade”.
E não se pode esquecer do relato de dona Didi, que com muita emoção, parabenizou o programa e dedicou a música “Conquistando o Impossível”, de Jamily, como a trilha sonora da carreira de Dilton.
“Aceite os nossos parabéns pela vitória conquistada, são 28 anos trazendo informação sincera e precisa. Agradecemos pela vida de Dilton e continue sendo feliz nessa caminhada, juntamente com a minha sobrinha Edna, com Dilton Jr. e Thiago. Aquela música, “Campeão e Vencedor” de Jamily se parece com a sua história”.
Para se chegar ao sucesso, é preciso dar o primeiro passo. E, não foi diferente para Dilton Coutinho. Âncora e idealizador do Programa Acorda Cidade na Rádio Sociedade, há 28 anos, e através da sua família, ele iniciou o sonho de levar o jornalismo comunitário a Feira de Santana e região.
Na edição que marca o aniversário do programa, Dilton contou em detalhes um pouco da trajetória do programa que é referência ao público.
“A mensagem do dia em que leio no início do programa falava que você precisa acreditar e lutar. Não importa se falam se você está seguindo o caminho certo, e se seus sonhos foram difíceis de realizar, o importante é a determinação e a resiliência e foi isso que aconteceu. Eu ouvi muito e de muita gente sobre deixar um programa e a televisão, projetos já consolidados, para um projeto novo. Na oportunidade, Aldo Matos veio comigo, Adriana Matos, Sr. Arnaldo e Pitanga que eram os motoristas, quem atendia o telefone era Eliana Dantas e o Gel Cassiano que era o operador e comentarista. E, incialmente eu mesmo cobrava, depois surgiu o setor comercial com Vone Santana. A pasta, era meu escritório. Era 1h30 de programa, e o Frei Rutivalter foi o meu padrinho, mudou a minha vida quando de empregado, eu me tornei dono do programa. Tive o apoio de Edna, minha esposa quando levei a ideia de terceirizar mesmo com os desafios e Edna me disse que se fosse o caso, comeríamos farinha com açúcar. Isso me motivou e implantamos o programa”.
Dilton Coutinho ainda emocionado, aproveitou para agradecer aos colaboradores que fizeram e fazem parte do projeto, além de ressaltar o fruto do Programa, o Site Acorda Cidade.
“Hoje o programa são três horas e um site que está entre os quatro maiores da Bahia. Hoje temos o apoio do Frei Jorge Rocha em desempenhar o trabalho e ter a liberdade de fazer o jornalismo livre. Implantamos o jornalismo comunitário plantando a credibilidade, a ética, a verdade, a confiança, a humildade, o respeito ao próximo e responsabilidade social e com a notícia. Agradeço ao apoio familiar fantástico dos meus dois filhos que participaram, da minha esposa no qual já citei. Nesses anos consegui montar uma equipe muito boa, não foram poucos, muitos foram para outros segmentos, carreira solo, e tantos outros. Agradeço também a minha equipe atual, muito obrigado pelo carinho e vocês fazem o trabalho que a empresa determina dentro da linha que falei e vamos na fé tocando o projeto e lembrando sempre que o objetivo é melhorar a vida das pessoas. Obrigado ao meu bom Deus pela saúde e por proporcionar a continuidade do projeto, sem esquecer dos nossos parceiros comerciais”, finalizou.
Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram