Professores efetivos da Educação Infantil da rede municipal estão aprendendo a utilizar chromebooks e smart tvs como ferramenta pedagógica em sala de aula. Todas as unidades municipais estão recebendo os equipamentos.
Os encontros formativos começaram na segunda-feira (19), e seguem até esta sexta-feira, (23), no Colégio Agostinho Fróes Da Mota.
A formação continuada dos docentes faz parte das políticas da Secretaria de Educação. A semana de formação conta com diferentes grupos de professores em cada dia e turno.
“É importante que as crianças da Educação Infantil tenham contato com as tecnologias. É uma ferramenta que pode ajudar no desenvolvimento infantil, já que envolve a concentração e diversos elementos importantes”, pontua a secretária de Educação, professora Anaci Paim.
O encontro formativo começa com o “Painel das Emoções”, através de uma plataforma interativa online os professores podem publicar fotos e mensagens de como estão se sentindo ou suas percepções sobre a formação. Os docentes postaram frases como “encantadas com as novas possibilidades de ferramentas de ensino-aprendizagem com crianças pequenas” e “muito bom participar desse momento de integração e conhecimento!”.
Após a interação inicial, a equipe técnica do Núcleo de Tecnologias (NUTEC)/SEDUC, responsável pelas orientações, realiza uma sondagem individual sobre o uso de tecnologias na escola – também utilizando um formulário virtual.
A partir daí, a formação segue com a abordagem teórica da temática, de acordo com as recomendações da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e as Diretrizes Nacionais da Educação Infantil (DCNEI). Os participantes também são orientados sobre a parte técnica-teórica sobre os Chromebooks – como seu funcionamento, diferença em relação a um notebook, ferramentas disponíveis e afins.
Para finalizar o encontro formativo, os docentes participam de quatro oficinas práticas: Como Animar Desenhos (do papel para o virtual); Avaliando Atividades Online; Criando Atividades Interativas no Wordwall; e, por fim, o “Uso do Canva”.
Segundo Janaina Nascimento, coordenadora do NUTEC, esta é uma atualização das práticas de ensino.
“São recursos que auxiliam na aprendizagem e apontam para a necessidade de integrar a tecnologia da informação na educação. Nosso objetivo é que os professores entendam a base conceitual das ferramentas, fazendo que sejam parte de um conjunto de soluções para ajudar nos processos de letramento e alfabetização”, afirma.
As informações são da Secom de Feira de Santana.
Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram