Aos 52 anos de idade, a professora Suely Pedro Portela Santos expressa toda a sua gratidão e devoção a São Miguel e Nossa Senhora Aparecida, através do serviço voluntário à paróquia, que leva o mesmo nome da santa e está localizada no Conjunto Feira IX.
Segundo Suely Santos, ela já tem 25 anos de história com a Paróquia Nossa Senhora Aparecida, considerada pelos cristãos católicos como a padroeira do Brasil e é celebrada nesta quarta-feira, dia 12 de outubro.
“Eu já tenho mais de 25 anos que frequento a paróquia, inclusive me casei e minha filha foi batizada aqui. Tenho uma história. Na primeira reforma, quando esse complexo não existia, o salão onde a gente preparava as coisas era a capelinha. E quando reformou e levantou a igreja, o primeiro casamento foi o meu. Então eu tenho uma história aqui e sirvo a essa igreja com muita alegria, muita fé, dando realmente o meu melhor para que os outros irmãos se sintam felizes ao frequentarem a nossa paróquia. Então é dedicação o tempo todo”, revelou.
Conforme Suely Santos, ela tem Nossa Senhora Aparecida como aquela que veio construir uma história na vida da sua família.
“Eu não tinha casa própria, e minha casa Deus me deu aqui no Feira IX. Ela tem me abençoado muito, e meu esposo é Mariano. Ela já abriu portas de empregos para meu esposo, e cada dia mais ela intercede pelas pessoas, e a gente vê o agir de Nossa Senhora quando a gente se dedica. Atualmente estou à frente da liturgia, então é uma entrega total. Quando você dá sim a Deus, ele te chama para o compromisso com o arado. Então eu sirvo por prazer e por amor”, afirmou.
O Padre Evangevaldo dos Santos de Almeida, pároco da Igreja de Nossa Senhora Aparecida contou ao Acorda Cidade, que a celebração à santa foi fixada pela Confederação Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) no dia 12 de outubro de 1953.
Para ele, a devoção dos fiéis com a padroeira da cidade acontece na medida em que o povo se reconhece e tem a sensibilidade em ver Nossa Senhora como aquela que vai ao encontro da dor e do sofrimento daqueles que buscam os seus ensinamentos.
“Ela é aquela que socorre, que vai ao encontro daqueles que estão sofridos. Então os fiéis buscam exatamente viver essa devoção a partir dessa realidade, e acabam se identificando com ela, e têm esse carinho de uma mãe que cuida e que ama.”
O padre Evangevaldo recordou que a Paróquia Nossa Senhora Aparecida surgiu em 2004, quando a comunidade em sua devoção a escolheu como padroeira da igreja e da comunidade.
Ele observou também a relação da santa com as crianças, que vêem nela a imagem de uma mãe, da figura que cuida e que ama.
“Então acredito que no decorrer da história surge essa ligação das crianças com Nossa Senhora, que é linda e não apaga a data nem para as crianças nem para a santa. Nossa Senhora sempre tem muitos títulos, e não deixamos de olhar Maria materna, como mãe de nosso senhor Jesus Cristo, e nossa mãe, a mãe dos sacerdotes, então nós temos um carinho muito grande, a devoção Mariana, à virgem santíssima”, concluiu.
A Paróquia Nossa Senhora Aparecida fica localizada na Rua A, S/N, no Conjunto Feira IX.
Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram