Agro

Produtores rurais conhecem vantagens do Nota Fiscal Fácil durante a Expofeira 2024

Por meio do aplicativo é possível emitir Notas Fiscais Eletrônicas (NF-e) e outros documentos fiscais durante a comercialização de produtos.

cupom fiscal
Foto: Freepik

As facilidades oferecidas pelo aplicativo Nota Fiscal Fácil para o produtor primário rural serão apresentadas nesta segunda-feira (02), às 15 horas, na Exposição Agropecuária de Feira de Santana (Expofeira 2024). Por meio do aplicativo é possível emitir Notas Fiscais Eletrônicas (NF-e) e outros documentos fiscais durante a comercialização de produtos deste setor produtivo do estado. A apresentação será realizada pela equipe da Gerência de Cadastro e Informações Econômico-Fiscais da Secretaria da Fazenda do Estado (Sefaz-Ba).

O uso do aplicativo facilita as operações de vendas internas de produtores rurais dos 417 municípios baianos ao permitir a geração da nota fiscal de forma simples, ágil e intuitiva, diretamente do smartphone. O aplicativo atende aos sistemas operacionais Android e IOS e está disponível para ser baixado gratuitamente nas lojas eletrônicas da Aple Store e Google Play Store.

Mais do que emitir documentos fiscais, a Nota Fiscal Fácil permite que o celular se transforme em uma central de gestão de negócios, pois possibilita aos usuários acessar e gerenciar os documentos por eles emitidos, que ficam armazenados no banco de dados da Fazenda Estadual.

Ao simplificar a emissão e a gestão dos documentos fiscais eletrônicos, o app amplia o mercado dos produtores rurais, possibilitando que eles atendam clientes que exigem a emissão de documento fiscal no fechamento de seus negócios. O uso do aplicativo contribui para a inserção do produtor rural no universo dos documentos fiscais eletrônicos, tornando a categoria mais competitiva e apta a prestar melhores serviços aos seus clientes.

Por meio da Nota Fiscal Fácil, o produtor rural poderá vender seus produtos para o comércio ou pessoas físicas e emitir a nota fiscal eletrônica de forma imediata. Para o pequeno produtor, que muitas vezes não tem condições de ter uma certificação digital e pode ter dificuldades para cumprir as obrigações tributárias, o aplicativo apresenta-se como uma alternativa para a inserção do contribuinte na base de dados da Fazenda Estadual, com conformidade fiscal, já que a NFF reduz ao máximo os erros em relação ao sistema tradicional.

Como baixar

Para baixar o aplicativo, é necessário que o contribuinte acesse a loja de aplicativos de seu celular e digite “Nota Fiscal Fácil – NFF” ou “NFF-APP”. O aplicativo está disponível para download nas plataformas Android e IOS. Após baixar o aplicativo, o usuário precisa criar uma conta na plataforma “Gov.br”, caso ainda não possua, utilizando o CPF associado à Inscrição Estadual (IE) que irá emitir a nota fiscal.

O cadastramento da conta é feito apenas uma vez e é similar ao realizado para acesso à carteira de habilitação digital. Após o cadastramento inicial, o produtor rural pode acessar imediatamente o aplicativo para emitir suas notas fiscais eletrônicas.

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram