Gabriel Gonçalves
Celebrada nesta sexta-feira (31), a virada de ano já está sendo aguardada por muitos feirenses que estão abastecendo os freezers para comemorar mais um ano que está chegando. Prova disso, é o aumento registrado nas distribuidoras de bebidas em Feira de Santana.
Proprietário de uma unidade, Agnelo Portugal informou à reportagem do Acorda Cidade que as vendas superaram as expectativas nesses últimos dias de dezembro.
Foto: Ed Santos/Acorda Cidade
"A gente sentiu uma grande melhora principalmente nessa reta final de ano e se for comparar com o ano passado, que a gente teve um ano muito difícil devido algumas restrições, alguns protocolos e ainda hoje temos, mas já existe uma flexibilidade maior, as pessoas estão conseguindo confraternizar, reunir os amigos e vimos esse acréscimo. Nós nos surpreendemos, porque foi algo que a gente não esperava tanto, tínhamos colocado uma meta e subimos o que tinha sido projetado, temos aí mais ou menos uns 30% de aumento, mas acredito que esse aquecimento do comércio é de modo geral, não só aqui no setor de bebidas, então percebemos que no geral deu uma alavancada", afirmou.
De acordo com Agnelo, existe uma grande variedade pela busca dos produtos.
"Estamos percebendo que o consumidor procura primeiro uma diversidade em embalagens, ele procura mais o preço, além de algumas bebidas mais específicas, principalmente nessa reta final. A exemplo disso, temos as cervejas que sempre são as mais consumidas, tem a questão dos espumantes, o champanhe, os vinhos que também lideram as bebidas mais procuradas aqui na loja. No ano passado, tivemos um grande problema por conta da pandemia, as fábricas tiveram dificuldades na produção, na entrega e nesse ano, esperava-se que o problema iria se repetir, mas graças a Deus não houve", disse.
Fotos: Ed Santos/Acorda Cidade
Ainda segundo o proprietário, muitos consumidores optam em primeiro lugar pelas cervejas tipo Premium, mas destacou que as cervejas populares também não ficam atrás na procura.
"Nas nossas unidades que temos aqui em Feira, as cervejas tipo Premium são as mais vendidas, mas logo em segundo lugar, as cervejas mais populares. Percebemos que os consumidores optam por aquela cerveja com mais qualidade, embora seja mais cara, mas também os números apontam que as cervejas populares são procuradas", contou.
Foto: Ed Santos/Acorda Cidade
Proprietário de outra distribuidora em Feira de Santana, Hélio de Jesus Neto explicou que as vendas foram positivas, mesmo com uma leve queda na economia.
"As vendas estão boas aqui, embora as nossas expectativas eram de vendas maiores, infelizmente isso não aconteceu, a economia demorou um pouco para girar, mas graças a Deus, estamos mantendo tudo sob controle, tanto que tivemos uma leve queda de 15% comparado ao ano passado. Acredito que isso deve ser motivado pela saúde financeira das pessoas, teve a questão da pandemia, houve um aperto no bolso, a inflação aumentou, tudo mais caro, e nem todos podem desfrutar do que tem vontade", explicou.
Foto: Ed Santos/Acorda Cidade
De acordo com Hélio, as bebidas como champanhe e espumantes, são mais comercializados neste período de fim de ano, por conta da confraternização.
"A Cidra ela é mais leve um pouco que o champanhe, porém ela é mais utilizada agora nesse período festivo, no caso de explodir o espumante e vai mais do bolso da pessoa também. A gente sabe que champanhe também não é uma bebida que as pessoas consomem durante todo o ano, são poucas as pessoas, então no momento de confraternizar mesmo, que o consumidor procura pelo produto do champanhe", afirmou.
Fotos: Ed Santos/Acorda Cidade
Com informações do repórter Ed Santos do Acorda Cidade