Acorda Cidade
Uma reunião entre representantes da Superintendência de Defesa do Consumidor (Procon) Feira de Santana e a Associação dos Vendedores Ambulantes (Avamfs) tratou sobre a fiscalização de brinquedos no Feiraguay.
Com a aproximação do Dia das Crianças, comemorado em 12 de outubro, o Procon vai realizar uma fiscalização em lojas do seguimento em Feira de Santana e este ano incluiu as lojas do Feiraguay. Por esse motico foi realizada essa reunião, segundo informou o chefe de fiscalização do Procon, Camilo Cerqueira.
“A superintendência do órgão, através do Dr. Ícaro Ivvin, solicitou que nós, dentro das fiscalizações, colocássemos também o Feiraguay dentro do cronograma. As fiscalizações começam agora no início de outubro e assim se estenderão por outras datas comemorativas. A gente entende que o Procon não é um órgão punitivo e sim de conscientização e a gente busca a sincronia com o consumidor, resguardando os direitos”, afirmou.
Segundo Camilo, na reunião foi tratada sobre as exigências do Código de Defesa do Consumidor, a exemplo da precificação dos produtos em vitrine, a forma de pagamento, a existência do Código de Defesa do Consumidor na loja, a questão do selo do Imetro, a questão dos brinquedos importados que tem que ter a tradução do modo de uso, além da instrução sobre troca de produtos, entre outras questões.
“O Feiraguay é um entreposto de comércio muito forte e a gente não poderia deixar de fora da fiscalização. A gente entende que muitos começaram aqui como camelôs e hoje são lojistas, então se preocupam em colocar uma mercadoria diferenciada, mas não se preocupam em colocar o Código de Defesa do Consumidor a vista, por exemplo. A fiscalização será feita de surpresa e temos cerca de 10 dias para fazer essa fiscalização, que pode acontecer em qualquer dia da semana”, informou Camilo Cerqueira.
As informações são do repórter Paulo José do Acorda Cidade