Andréa Trindade
Boas ofertas de compras podem lesar o consumidor. Cerca de 800 reclamações nacionais e duas denúncias ao Procon de Feira de Santana foram registradas sobre serviço de vendas programadas de eletrodomésticos usando o nome da empresa Panasonic.
Sendo identificado como PanaProgram, Products by Panasonic, o golpe é caracterizado pela venda programada onde o consumidor paga seis prestações adiantadas de R$ 100,00 ou R$50, 00 para receber a mercadoria no sétimo mês. O problema é que o cliente acaba não recebendo o produto.
O PanaProgram tem CNPJ (Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas) e usa um boleto da Caixa Econômica Federal, o que faz as pessoas acreditarem que a empresa é legal. Além disso, usam falsos depoimentos em catálogos de pessoas que compraram e receberam o produto. A PanaProgram tem um site na internet, em construção, com a seguinte frase: Desculpe-nos o transtorno, estamos atualizando nosso catálogo de produtos para melhor atendê-los.
"A empresa não existe", afirma Magno Felzemburg, diretor do Procon. “O telefone desta empresa não responde, a conta da empresa está zerada e é de outro estado e a caixa Econômica já foi avisada. Todo cuidado é pouco”, alertou.
Em um site de protestos encontramos a seguinte reclamação sobre a empresa.
RECLAMAÇÃO -PanaProgram.com By Panasonyc
Realizei uma compra com a PanaProgram.com By Panasonic (http://www.panaprogram.com/) no dia 12/08/2007. E até hoje (08/11/2007) não chegou nenhuma boleto para que eu possa pagar a segunda parcela. Entrei em contato com a Central de Atendimento através do Tel. (27) 2121-3000 e nos foi informado que não constava nenhuma compra realizada com o meu CPF e o CONTRATO que tenho em mãos. A atendente nos informou também que o Vendedor – que foi até a minha casa, com identificação da loja, talão de contratos, adesivos no carro, dados da minha compra anterior, (ja tinha realizado compra nesta empresa e não tive problema algum) – não faz mais parte desta empresa a algum tempo. A minha pergunta é o seguinte: Como um funcionário da empresa PanaProgram é dispensado e continua com todos esses documentos em mãos e dados pessoais de clientes ? Entrei novamente em contato com o SAC via e-mail da empresa e nada. Sem resposta alguma. paguei em mãos R$ 769,00 ao vendedor, ele assinou o contrato e recibo na hora, tudo conforme compra anterior.
Na reclamação também consta o nome do vendedor, com dados pessoais que podem ter sido passados ao consumidor com informações falsas.