Acorda Cidade
O Procon de Feira de Santana já recebeu este ano cerca de 400 reclamações relacionadas ao crédito consignado. Segundo o coordenador do órgão, Ícaro Ivvin, existem reclamações reiteradas de cobranças abusivas sobre crédito consignado e também sobre golpes com empréstimos que as pessoas alegam não ter tomado e apareceram sendo debitados na folha de pagamento.
Segundo Ícaro, o Procon tem feito uma análise em força-tarefa desse tipo de procedimento com o intuito de tentar coibir a prática e identificar quais tem sido os pontos frágeis dessa demanda. Entre as dicas que o superintendente destacou para os consumidores é ter cuidado com os documentos e informações pessoais.
“Essas informações devem ser mantidas em sigilo e, quando na tomada de um empréstimo, verificar os termos do contrato e valor efetivo dos juros que têm sido cobrados. Esse golpe tem sido praticado por meio de estelionato e também existem casos de cobrança indevida praticada pelas próprias financeiras. Os problemas com as financeiras têm sido resolvidos, mas quando se trata de uma alegação onde o empréstimo não foi tomado, aí já envolve uma complexidade maior e por isso o Procon tem buscado se estruturar cada vez mais para esse tipo de investigação e formado parcerias com o Ministério Público e defensorias”, destacou.
Com problemas do repórter Paulo José do Acorda Cidade