As empresas de fornecimento de água e energia elétrica Embasa e Coelba foram multadas em R$100 mil, cada uma, pelo Procon pela não prestação de serviço essencial ou má prestação de serviços.
O motivo pela falta de água segundo o gerente da Divisão de Operação da Unidade Regional de Feira de Santana (Unfo), Onias Neto, foi a interrupção de energia elétrica entre as 21:00hs da última terça-feira (08) e às 00:00hs de ontem (09).
O coordenador do Procon Magno Felzemburg, informou durante entrevista ao repórter Miro Nascimento da programa Linha Direta com o Povo, da rádio Sociedade AM de Feira de Santana, que o órgão recebeu várias ligações de consumidores reclamando da falta de água na cidade. Assim, o Procon entrou com um processo inicialmente contra a Embasa e em seguida incluiu a Coelba após receber a informação que a mesma assumiu a responsabilidade pela falta de abastecimento, uma vez que o problema foi provocada pela interrupção do fornecimento de energia.
O Procon instaurou o processo contra as duas empresas e aplicou multa cautelar de 100 mil reais. O Órgão de Defesa do Consumidor aguarda posição de ambas para identificar a verdadeira causa da falta de abastecimento de água. Magno Felzemburg disse ainda que e houve uma outra interrupção no fornecimento de energia elétrica, não noticiada, que impediu que a água fosse bombeada, mas foi menos sentida pela população de Feira de Santana e região porque foi por um período muito curto.
De acordo com o coordenador o único caso de interrupção permitido por lei seria o não pagamento das contas, desde que o consumidor seja previamente avisado, ou por algum tipo de manutenção da rede também com aviso antecipado. “O serviço de água e energia é serviço público essencial e não pode ser interrompida em momento algum. 24 horas por dia temos que ter energia e água”, disse.