Foto: Secom
Equipes da Divisão de Vigilância Sanitária e a Coordenadoria de Municipal de Defesa do Consumidor (Condecom/Procon) interditou na manhã desta quarta-feira (3), a área de produção da Panificadora e Lanchonete Sabor e Arte, situada na rua Campos Sales, no Ponto Central.
De acordo com os órgãos municipais, trata-se de um "problema antigo de poluição" ocasionado pela emissão de fumaça através de uma chaminé, que funciona sem filtro, causando transtornos para moradores da região. O proprietário do estabelecimento comercial recebeu o auto de infração, comprometendo-se a fazer as adequações, além de assinar um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC).
De acordo com a coordenadora da Divisão de Vigilância Sanitária, Elicarla Souza, interdição só foi possível através de denúncias de moradores, que, inclusive, enviaram abaixo-assinado para a Vigilância Sanitária, focando a gravidade do problema. Segundo ela, a direção da panificadora e lanchonete já havia sido notificada no sentido de fazer as devidas adequações visando acabar com a poluição, mas até hoje não solucionou o problema.
“A fuligem espalhada no ar já estava causando problemas de saúde, principalmente respiratórios, em vários moradores”, revelou Elicarla Souza, informando que o setor de produção do estabelecimento só voltará a funcionar depois do ajuste na chaminé, elevando-a em mais alguns metros, além da colocação do filtro.
Durante uma inspeção no ano passado, uma equipe da Divisão Vigilância Sanitária detectou problemas na estrutura física do prédio da panificadora, a falta de vestiário, pia, sabão líquido e toalha para os funcionários. Como se não bastasse, “não apresentou exames dos empregados”, declarou Elicarla Souza, informando que o dono do estabelecimento também receberá uma multa, cujo valor será de acordo com a gravidade da situação.
Informações da Secom.