A Black Friday, um dos maiores eventos de compras do ano, programada anualmente para a última sexta-feira do mês de novembro (neste ano, no dia 29), promete descontos e promoções que podem atrair muitos consumidores. Entretanto, a data também requer cautela dos clientes e fiscalização rigorosa por parte dos órgãos públicos.
Em entrevista ao Acorda Cidade, o superintendente do Procon de Feira de Santana, Maurício Carvalho, detalhou como o órgão se prepara para a data, com ações de monitoramento de preços e orientações práticas para evitar fraudes.
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“Você deve, consumidor, aferir os preços antes do início deste evento”, destacou Carvalho, acrescentando que “as empresas, os fornecedores, aumentam o preço do produto, e quando vem a Black Friday, o valor volta para o que era praticado antes ou até mais caro”.
Fiscalização em plataformas on-line
Entre as medidas adotadas pelo Procon estão o monitoramento de preços e a fiscalização tanto no comércio físico quanto nas plataformas on-line. Segundo o superintendente, parcerias foram estabelecidas para monitorar e combater fraudes.
“Nós fazemos com a nossa equipe um trabalho de coleta de dados e estamos antenados também nas plataformas. Nós acompanhamos as questões on-line e também no campo. A nossa fiscalização, por exemplo, ontem e hoje, está em campo para poder fazer esse acompanhamento”, explicou o superintendente, acrescentando que a ação é focada em produtos populares, embora nem todos possam ser monitorados.
Ele também mencionou o aplicativo Procon Feira de Santana, que permite ao consumidor denunciar práticas abusivas com fotos e detalhes. “Você faz sua denúncia por essa plataforma. Pode tirar foto, pode mandar, pode vir presencialmente aqui na nossa sede, na Rua Castro Alves, que nós estamos em campo e, como sempre, defendendo o direito do consumidor”.
Sanções e penalidades
Maurício Carvalho explicou como o Procon pune empresas que desrespeitam as normas de consumo, conforme cada caso. “O auto de constatação vai depender de cada situação, vai depender da análise pela dosimetria, do impacto nos consumidores”, explicou.
O processo inclui uma defesa por parte da empresa antes da decisão final.
“As multas variam muito porque depende do tipo de infração, depende do impacto, da dosimetria, depende se ela é primária ou não, se aconteceu a primeira vez ou se é reincidente, depende do porte, se ela é uma loja que tem várias filiais na nossa cidade ou não, depende se ela é de porte grande ou pequeno. Tudo isso vai variar, mas, enfim, nós estamos atentos e, quando isso acontece, nós fazemos com que a empresa seja punida porque nós temos que respeitar o que estabelece o Código de Defesa do Consumidor”.
Dicas de segurança para o consumidor
O superintendente ressaltou a importância do consumidor fazer sua própria pesquisa de preços e registrar ofertas suspeitas. “Consumidor, pesquise os preços e observe os aumentos ocorridos um pouco antes de começar a Black Friday. Isso é o que estamos fazendo e o consumidor deve fazer, deve registrar, deve printar, verificar condições de pagamento e os juros embutidos”, alertou.
Ele também orientou sobre diferenças entre lojas e recomendou cautela ao optar pelo parcelamento. “Fique atento à questão das opções de parcelamento, porque nem sempre comprar parcelado é vantagem, é melhor até fazer o esforço e comprar à vista”.
As compras on-line também estão sendo alvo tanto de golpistas quanto de empresas que tentam enganar o cliente com uma falsa oferta. Por isso, Maurício alertou sobre o risco de links de ofertas recebidos por e-mail ou redes sociais.
Para verificar a legitimidade de lojas on-line é recomendado conferir o CNPJ, endereço físico e outros meios de contato da empresa.
“Confira se o CNPJ está cadastrado na Receita Federal, se tem endereço físico, se tem outros meios de contato. Salve ou imprima tudo que for relacionado à compra, como pedido, prazo de entrega, comprovante de pagamento e anúncios publicitários do produto, que o consumidor, claro, vai adquirir nessa situação”.
Outro ponto importante foi a atenção aos pagamentos.
“Nas compras on-line, tome cuidado na hora do pagamento, verificando se os dados do boleto bancário ou PIX são os mesmos da empresa. Para não cair nesse golpe que é muito complicado exatamente depois de ter ressarcimento”.
Para o superintendente, a principal dica é a cautela. “Pesquise, cuidado, não vá pelo impulso, vá pela razão, porque isso é fundamental para você fazer a sua melhor compra”, orientou.
Trocas e devoluções durante a Black Friday
Por fim, o superintendente reforçou que os direitos do consumidor para troca e devolução continuam válidos, mesmo durante promoções.
“As promoções não anulam absolutamente nada que está estabelecido no Código de Defesa do Consumidor”, afirmou. Produtos com defeitos de fabricação podem ser trocados em até 30 dias se não duráveis e até 90 dias se duráveis, como eletrodomésticos e eletrônicos.
No caso das compras on-line, também existe o direito de arrependimento, que garante sete dias para devolução do item com reembolso completo.
“Você compra e quando o produto chega você observa que não é aquilo que você imaginava, você tem sete dias para fazer o direito de troca, só vale para as contas on-line, inclusive, você pode ser ressarcido do que você pagou e do frete, inclusive, se existir. Então todas essas situações que estão elencadas no Código de Defesa do Consumidor não são anuladas em absolutamente nada nesse tipo de evento que vai acontecer”.
Com informações do repórter Paulo José do Acorda Cidade
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